Banner da POSTAGEM

De olho na vaga de vice de João Campos PT busca território na RMR

Xadrez político na Região Metropolitana já começou, e o PT busca espaços em Recife e Jaboatão.

Foto: Wagner Souto/PRN

Por Joffre Melo

Já pensando em ocupar a vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito do Recife, João Campos, o PT iniciou um processo de ocupação de espaços na Região Metropolitana. Um bom exemplo disso pode ser visto em Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, onde o PT vai apostar suas fichas no ex-prefeito do município, Elias Gomes. Fora da política após alguns revezes, Elias foi recebido de braços abertos com o status de alguém que tem "tudo a ver com o PT e Lula".

Novo protagonismo do PT

Longe da prefeitura do Recife, de onde foi varrido pelo PSB, o PT quer voltar a ser protagonista a todo custo. O foco do partido é indicar um nome para ser o vice de João Campos no próximo ano. Todos sabem que o sonho de João é ser governador em 2026, e para isso, ele teria que renunciar à prefeitura, e o Recife cairia nas mãos dos petistas, saudosos do antigo poder que tinham na capital pernambucana. Resta saber se a antiga aliança entre o PT e o PSB será reeditada no pleito municipal.

PT cobra espaço de João

Gleisi Hoffmann foi clara e já mandou um recado para João Campos, exigindo o espaço de vice na chapa de reeleição do socialista. Outra jogada no tabuleiro político foi a declaração de Humberto Costa se colocando à disposição para concorrer ao governo de Pernambuco em 2026. Um tanto isolado até agora, João Campos precisa ficar atento para lidar com as cobras criadas pelo PT. João, até o momento, não fez grandes alianças, exceto com a família Coelho, e perdeu o apoio do PSD de André de Paula. Por outro lado, o PT conta com Lula, muito querido em terras pernambucanas.

Elias Gomes prestigiado

Após dois mandatos muito bem avaliados como prefeito de Jaboatão, Elias mudou seu foco para o Cabo de Santo Agostinho, onde tentou, sem sucesso, eleger seu filho, o ex-deputado Betinho Gomes, como prefeito. Depois, fracassou na tentativa de ser eleito deputado estadual. Agora, segundo a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Elias será o nome do partido para derrotar o bolsonarismo da família Ferreira em Jaboatão.

Afinado com Lula

Ainda de acordo com Gleisi, Elias Gomes tem toda a confiança do presidente Lula em sua caminhada em busca do retorno à prefeitura de Jaboatão.

“Elias tem tudo a ver com o PT e com o presidente Lula. Foi prefeito duas vezes, muito bem avaliado, e vai trazer o desenvolvimento de volta para Jaboatão dos Guararapes”, disse Hoffmann.

Frente ampla

Elias não escondeu sua felicidade ao voltar aos holofotes da política ao se filiar ao PT de Jaboatão. Segundo ele, será preciso uma frente ampla unindo a esquerda ao centro para derrotar a direita nas próximas eleições municipais.

“Jaboatão sozinho não consegue. É preciso união com o governo federal e as lideranças de esquerda e do centro. Temos que nos unir para dividir a direita. O trabalho de divisão da direita, inclusive, eles mesmos estão tratando de fazer”, pontuou Elias.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE