Evento acontece no dia 23 de setembro, na UFPE, e tem por objetivo proporcionar a crianças e adolescentes a experiência de vivenciar modalidades paralímpicas
Foto: Rodolfo Loepert/PCR
Da redação
O Festival Paralímpico do Recife, evento que promove a inclusão e dissemina o esporte para pessoas com deficiência, está com inscrições abertas para a sua segunda edição de 2023. O evento acontece no dia 23 de setembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), das 8h às 12h.
A cerimônia tem por finalidade proporcionar a todas as crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, a experiência de vivenciar modalidades paralímpicas. Além disso, o evento também busca difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional.
O evento é apoiado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e conta com parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os registros podem ser feitos pelo link, até que as 230 vagas sejam preenchidas: https://bit.ly/FestivalPCR.
Inclusão e diversidade
A ação acontece simultaneamente em 120 núcleos de todo o Brasil. Há Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro em 34 cidades. Recife é a única participante em Pernambuco.
A ideia é que o número de crianças com algum tipo de deficiência seja de, ao menos, 80% de uma expectativa total de 230 inscritos.
O evento é uma oportunidade para crianças e adolescentes com e sem deficiência se conhecerem, interagirem e praticarem esportes de forma inclusiva.
Desenvolvimento do esporte paralímpico
A parceria inédita entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) segue rendendo frutos. A capital pernambucana agora conta com quatro Centros de Referência Paralímpicos.
Além das atividades no Geraldão, na Imbiribeira, o Parque do Caiara, na Iputinga, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passam a abrigar o projeto. São oito modalidades disponíveis, somando todos os locais.
As modalidades disponíveis são: atletismo, bocha, futebol de cego, goalball, judô, parabadminton, natação e tiro com arco. O acompanhamento das atividades é feito por professores de educação física especializados da Prefeitura do Recife e do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Esta foi a primeira vez na história que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, fechou uma parceria com um órgão máximo do esporte nacional. Em um ano, a cooperação já conta com inúmeras convocações para seleções paralímpicas de diversas modalidades, uma campeã mundial e quase 300 paratletas em treinamento.
Impacto social
O Festival Paralímpico do Recife é um evento importante para a promoção da inclusão e da diversidade. O evento contribui para a quebra de barreiras e para a disseminação do esporte para pessoas com deficiência.
O evento também tem um impacto positivo no desenvolvimento do esporte paralímpico em Pernambuco. A parceria entre a Prefeitura do Recife e o Comitê Paralímpico Brasileiro tem resultado na ampliação do acesso ao esporte para pessoas com deficiência, o que contribui para a formação de atletas de alto nível.
Conclusão
O Festival Paralímpico do Recife é um evento que promove a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento do esporte paralímpico. O evento é uma oportunidade para crianças e adolescentes com e sem deficiência se conhecerem, interagirem e praticarem esportes de forma inclusiva.
0 Comentários