Curta-metragem conta a história de luta e resistência das brincantes do primeiro maracatu rural exclusivamente de mulheres, idealizado pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - Amunam. Exibição acontece nesta quinta-feira (7), no Teatro do Parque, no Recife, às 19h, gratuitamente
Imagem - Divulgação
Por Salatiel Cícero
Nesta quinta-feira (7), feriado nacional da Independência do Brasil, a opção cultural é aproveitar para chamar os amigos, vizinhos e familiares para assistirem a estreia do curta “Coração da Mata” que tem como protagonista o Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno, primeiro maracatu rural, exclusivamente de mulheres, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), que promete brilhar nas telas do 27º edição do festival Cine PE. A sessão faz parte da mostra competitiva, e será realizada no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, a partir das 19h. Os ingressos serão distribuídos, gratuitamente, na bilheteria do teatro.
O curta-metragem documental dirigido pela cineasta pernambucana, Camila Martins, conta a história da importância do folguedo sob a óticas das próprias bricantes, já que, por muitos anos, as mulheres nunca puderam se misturar aos homens para vivenciar a brincadeira, que tem origem afro-indigena e centenária.
Mas, graças ao trabalho da ONG Amunam - instituição que atua no empoderamento feminino, questões de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher na Zona da Mata Norte de Pernambuco, em 08 de Março de 2003 - Dia Internacional da Mulher, botou na rua, naquele ano, o desfile da agremiação carnavalesca. De lá para cá, são 19 anos.
O curta “Coração da Mata” foi gravado na cidade de Nazaré da Mata - Capital Estadual do Maracatu Rural, ainda no período da pandemia de Covid-19. O filme, que terá 22 minutos de exibição, terá, ainda, uma plateia especial, pois será a primeira vez que muitas mulheres do maracatu vão para o cinema assistirem suas próprias histórias em uma sala de cinema.
“Ser mulher, negra, moradora da periferia, e brincante da cultura popular, e poder assistir, junto às outras nossas companheiras, nossa história, no cinema, é uma emoção que não cabe no peito”, relata, com olhos marejados, a produtora cultural e musicista do grupo, Lucicleide Maria.
“Estamos muito emocionadas em ter nossa história contada neste Festival Audiovisual. Esta é uma grande demonstração que o Maracatu Coração Nazareno vai fazer muita história. Além disso, reafirma e comprova que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive, no cinema. Sem dúvidas, é um grande presente adiantado,afinal, em 2024, vamos completar 20 anos ", afirma, emocionada, a idealizadora, Eliane Rodrigues.
Premiações - Em julho de 2022, o curta-metragem “Coração da Mata” foi lançado no Micheaux Film Festival, em Los Angeles, Califórnia (EUA). Inclusive, venceu como o melhor curta-metragem documental do festival. A obra audiovisual também recebeu apoio de instituições internacionais que atuam em ações voltadas ao cinema feitas por mulheres e jornalistas, como "Global Short Docs", "Women In Film's Mentorship" e "Film Fatales Parity Pipeline”.
Serviço:
O quê: Maracatu Feminino Coração Nazareno, de Nazaré da Mata, estreia na tela do Cine PE
Quando: Quinta-feira, 07 de Setembro
Onde: Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, no Recife
Ingresso: Gratuito
EQUIPE:
Direção: Camila Martins
Roteiro: Camila Martins e Daniel Edmundson
Produção: Camila Martins e Daniel Edmundson
Produção Executiva: Victor Alencar, Daniel Edmundson e André Hora
Direção de Fotografia: Breno César
Assistência de fotografia: Carlinhos Albuquerque
Imagens adicionais: André Hora
Montagem: Priscilla Maria, Victória Drahomiro e André Hora
Trilha Sonora: Maracatu Coração Nazareno
Som direto: Catharine Pimentel
Editor de Som: Pablo Lopes e Paulo Umbelino
Assessor de Imprensa - Salatiel Cícero
0 Comentários