Banner da POSTAGEM

Voz Docente debaterá “Educação pública superior e a ação neoliberal”

Adufepe debate os impactos da ação neoliberal na educação pública superior em LIVE

Imagem - Divulgação

Iniciando mais uma temporada da série de lives “Voz Docente”, a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) promove o debate “Educação pública superior e a ação neoliberal”, no dia 12 de setembro (terça-feira), a partir das 11h, no canal da entidade no YouTube. Para debater o assunto, a live terá a participação do professor emérito da UFPE Flávio Brayner e da presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar, com mediação da presidenta da Adufepe, professora Teresa Lopes. “Precisamos discutir a contemporaneidade do ensino da rede pública, do ensino superior público e discutir de várias frentes, inclusive as questões neoliberais que afetam essa relação de ensino”, declarou Teresa.

Canal da Adufepe no Youtube

Conheça os convidados

Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávio Brayner atuou no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE) e recebeu em 2022 o título de professor emérito. Ele é pesquisador, historiador, filósofo e escritor e ocupou cargos de gestão pública na área da educação. Em 2009, foi Secretário Adjunto de Educação da Cidade de Recife.

Flávio Brayner é graduado e mestre em História pela UFPE e doutor em Sciences de L’éducation pela Université Paris V-René Descartes, França. Também tem pós-doutorado em Sciences de L’éducation pela Université Paris VIII-Saint Denis, França. Como pesquisador, suas linhas e projetos de pesquisa tratam sobre teoria e história da educação. Escreveu vários livros na área de educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente em temas como: cidadania, espaço público, escola pública, republicanismo.

Márca Angela é professora titular da UFPE onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Curso de Pedagogia e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA). Atualmente está à frente da Fundaj e já ocupou diversos cargos de gestão relacionados à área da Educação. Foi professora da Educação Básica e diretora de planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Também foi conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFPE, é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.

Acompanhe nossas próximas lives

E não para por aí, na sequência estão previstas novas lives e debates com os seguintes temas: Formação e valorização ao professor dos IFES (26/09); Novos desafios para tecnologia e educação (10/10); Reuni quarta e quinta geração (24/10); PEC 555 (07/11); O papel da extensão nos processos de inovação (21/ 11); e Por uma universidade antimachista (05/12).

Canal da Adufepe no Youtube

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE