Festa de lançamento acontece neste sábado, dia 21, com a participação especial da Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi; e da Orquestra de Bolso, a partir das 19h. O evento é aberto ao público
Foto: Matheus Gervásio
Será lançado, neste sábado (21), em clima de muita festa, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, o primeiro CD - “Cantos do Estrelinha” - em comemoração aos 61 anos do Bloco Rural Estrelinha. O ponto de encontro será na Praça Herculano Bandeira, centro de Nazaré da Mata, a partir das 19h. Por lá, além do grupo Estrelinha, se apresentam a Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi; e a Orquestra de Bolso. O evento é gratuito, e aberto ao público.
A produção fonográfica tem como proposta ser um instrumento de registro, documentação, preservação e salvaguarda da tradição dos bens patrimoniais e das tradições e costumes dos blocos rurais da zona da mata norte do Estado de Pernambuco.
Foto: Matheus Gervásio
“O Bloco Rural Estrelinha é um dos últimos remanescentes de um movimento cultural independente iniciado na década de 1960 pelo saudoso Antônio do Amendoin. À época, ele, juntamente com trabalhadores rurais, caminhou pelos terreiros dos antigos engenhos de cana-de-açúcar, que tinham como finalidade festejar os três dias da folia momesca, visitando sítios da cidade e região. E, poder garantir o registro desta trajetória, é um marco na trajetória do grupo ", destaca o coordenador geral do projeto, Régis Arruda.
O Mestre Mané Vieira, de 91 anos, é o grande protagonista do CD. É dele a genialidade de criar e recriar as rimas, os versos e poesias populares que dão o tom musical à obra, arrematado pela sua imponente voz. O Mestre Narciso Vieira deixa sua participação em uma das faixas da obra cantando ao lado do seu pai, o Mestre Mané Vieira. Já a produção musical é assinada por Felipe Vieira.
Também faz parte do elenco do CD, Nailson Vieira, neto do anfitrião, Mestre Manoel Vieira. Coube a ele o trabalho da direção musical. Participam da obra os músicos: Tarcísio Silva e Guilherme Otávio (trompetes); Nailson Vieira e Felipe Vieira (trombones). Seguido na percussão ou terno, como pode ser chamado, por Alison Santos (mineiro), João Paulo Rosa (bombo) e Ronaldo Souza (tarol).
O projeto, realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, conta com um total de 12 músicas: 1 – Mestre Manoel Vieira; 2 – Estrelinha ; 3 – Pé de Uva; 4 – Bloco Rural é Frevo; 5 – O que tem na mata; 6 – A moça da Paraíba; 7 – A moça; 8 – “Salamanta” do Alto do Paraíso; 9 – A morte; 10 – Quando Estrelinha Sai; 11- Jardim da Beija Flor; 12 Despedida. O CD também vai ser publicado no canal do bloco, no Youtube: https://www.youtube.com/@blocoruralestrelinha3392/featured.
A obra traz, ainda, a participação especial das cantoras Mayra Barbosa e Mayara Barbosa, do grupo As Januárias; e do Mestre Baixinho dos 8 Baixos e do cirandeiro Mestre Bi. “Este CD é um grande instrumento em prol da memória musical da cultura nordestina e Brasileira. Ele foi pensado para que todas as pessoas possam sentir a atmosfera e “clima sonoro” das apresentações do Bloco Rural Estrelinha, que tem em seu DNA o ritmo das chamadas caravanas ou blocos rurais”, explica, emocionado, o Mestre Narciso Vieira.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Régis Arruda
Direção Musical: Nailson Vieira
Produção Executiva: Philippe Wollney
Produção Musical: Felipe Vieira
Gravação e mixagem: Batuki Studio
Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero
Identidade Visual: Inácio Eugênio
Serviço
O quê: Bloco Rural Estrelinha, de Nazaré da Mata, lança CD em comemoração aos 61 anos de tradição e resistência.
Quando: Sábado, 21 de outubro
Onde: Praça Herculano Bandeira, Centro de Nazaré da Mata
Horário: 19h
Acesso: gratuito
0 Comentários