Cortejo cultural será animado pelos ritmos do frevo e da ciranda rural, marca principal do grupo. Ao todo, desfile deve percorrer cerca de 5km
Foto: Divulgação
As ruas e avenidas da cidade de Nazaré da Mata, na região da Zona da Mata Norte do Estado, conhecida como a capital Estadual do Maracatu Rural, vão se encher de cores, brilhos e muita diversão na noite deste sábado (21), com o desfile do Bloco Rural Estrelinha. A quase três meses do carnaval, a agremiação vai cair na folia para celebrar seus 61 anos de história, e promete aquecer o coração dos foliões que aguardam, com expectativa, a folia do próximo ano. O evento tem início às 19h, na sede do bloco, que fica no Loteamento Paraíso e segue até à Praça Herculano Bandeira, no centro de Nazaré da Mata. A participação do público é gratuita.
Animado por um terno, grupo de músicos, divididos entre as habilidades dos instrumentos de percussão e metais, o Bloco Rural Estrelinha, que reúne aproximadamente cinquenta meninas e mulheres, moradoras de diferentes localidades da cidade, vão percorrer aproximadamente cerca de 5km, esbanjando sorrisos largos, simpatia e toda feminilidade, com suas saias amarelas, blusas floridas de chitão, adornadas por tecidos e chapéus enfeitados, passando pelos bairros da Vila e Juá, até chegar à área central da cidade, onde estará instalado um palco.
Foto: Divulgação
“É um grande espetáculo visual para se assistir, contemplar e prestigiar. Afinal, o Bloco Estrelinha é símbolo da resistência de mulheres e homens, ligados à tradição da cultura afro-indigena, que iniciou, ainda, década de 1950, um movimento para festejar o carnaval na zona rural, percorrendo estradas de barro em direção aos terreiros dos engenhos de cana-de-açúcar e sítios da cidade e região”, explica o coordenador geral do projeto, Régis Arruda.
O cortejo cultural será animado pelos ritmos da ciranda e do frevo rural, marcas principais do grupo. “ Estou muito feliz de poder sair às ruas da minha cidade com o meu brinquedo, mesmo com todas as limitações que a vida me impõe. Nesta brincadeira, que idealizei e estou à frente até hoje, me encontro com a paz, o amor, felicidade e, sobretudo, a união de cada um, e a certeza que a semente do legado está plantada”, diz, com os olhos marejados, o Mestre Manoel Vieira, que com seus 90 anos, aposta na criatividade para criar seus versos, poemas e rimas de improviso.
A iniciativa faz parte do projeto “Reexistência” , projeto de manutenção do Bloco Rural Estrelinha, que tem o incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.
Serviço
O quê: Bloco Rural Estrelinha leva clima carnavalesco às ruas e avenidas de Nazaré da Mata neste fim de semana
Quando: Sábado, 21 de Outubro
Onde: Sede do Bloco Rural Estrelinha, loteamento Paraíso, Nazaré da Mata
Horário: 19h
0 Comentários