A chegada do Dia Nacional da Saúde Bucal, na quarta-feira (25.10), reforça a importância de conscientizar a população sobre a manutenção dos cuidados
Foto: Divulgação
Cuidar da saúde bucal garante, além de dentes bonitos e saudáveis, a prevenção de doenças e contribui para o bem-estar do organismo de forma geral.
Samuel Veras e Candida Guerra, docentes da Faculdade Pernambucana de Saúde e cirurgiões-dentistas da Odonto FPS, clínica que também atende a população, afirmam que pequenos cuidados na rotina fazem a diferença para um sorriso mais saudável. Os especialistas explicam algumas questões que despertam dúvidas na população.
Comer doce é ruim para os dentes?
Candida: “O consumo de açúcar, em especial entre as refeições pode prejudicar a saúde bucal, porém quando consumido como sobremesa onde realizamos a escovação em seguida, não é ruim".
Bebidas como vinho e café escurecem os dentes?
Samuel: “Verdade! O consumo frequente e em grande quantidade, ao longo do tempo, pode causar o escurecimento dos dentes. O vinho tinto, principalmente, tem maior fixação pela presença do álcool. Então, em longo prazo, os dentes ficam mais escurecidos. Porém, isso pode ser revertido com a limpeza profissional regular e com o clareamento, pois são manchas extrínsecas”.
Uma boa escovação precisa durar mais tempo?
Samuel: “De acordo com os estudos odontológicos, uma boa escovação dura em torno de dois minutos. Esse é o tempo ideal. Mas é importante lembrar que uma escovação efetiva depende, além da duração, também do movimento correto”.
A higienização noturna é a mais importante?
Samuel: “Verdade, já que a saliva é um fator de proteção do dente e, durante a noite, sua produção diminui. Por isso, perde-se essa defesa, favorecendo a ação de microorganismos na cavidade oral e resultando na perda de minerais dos dentes”.
Excesso de escovação pode prejudicar?
Candida: “Quando são utilizadas escovas macias com a técnica adequada, não prejudica. Mas uma escovação com força, de forma errada e com cremes dentais abrasivos, pode causar danos aos dentes e estruturas do periodonto (gengiva) do indivíduo”.
0 Comentários