Apadrinhado do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), está em terceiro lugar na pesquisa
Imagem - ilustração/PRN
Pesquisa do Instituto Plural divulgada no último fim de semana apontou um cenário complicado para a reeleição do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), no pleito de 2024. Realizado entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o levantamento ouviu 400 eleitores sobre os pré-candidatos ao Palácio da Batalha e, segundo os dados apresentados, se a disputa ocorresse hoje, o atual prefeito estaria fora de um eventual segundo turno.
Em primeiro lugar aparece a ex-deputada federal e atual vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, com 29% das intenções de voto, um número que reflete o recall da campanha pelo Governo de Pernambuco, em 2022, quando foi derrotada pela atual governadora Raquel Lyra (PSDB).
Em segundo lugar pontua com 22% o ex-prefeito Elias Gomes (PT), pré-candidato da federação Brasil da Esperança, formada ainda pelo PV e o PCdoB. Elias deixou recentemente o MDB, partido com o qual mantém relações históricas, para assumir o palanque do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo maior colégio eleitoral do estado.
Apadrinhado político do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), o bolsonarista Mano Medeiros, atual gestor do município, aparece com 15%, seguido de perto pela deputada federal Clarissa Tércio (PP), que atingiu 11%, e do ex-vereador Daniel Alves, com 9%.
Brancos e nulos somam 10%. Não souberem ou não quiseram opinar, 5%.
Apesar de ainda estarmos há cerca de um ano do primeiro turno, a pesquisa se soma a outras divulgadas nos últimos 30 dias e que apontam para um mesmo cenário, de incertezas sobre as possibilidades de Mano Medeiros conseguir se viabilizar como um nome competitivo diante dos demais.
Outra leitura favorece o ex-prefeito Elias Gomes, tendo em vista que Marília Arraes deixou claro em entrevistas que não pretende concorrer a cargos eletivos em 2024, com o objetivo de fortalecer o Solidariedade e, assim, aumentar as chances de voltar a disputar o Palácio do Campo das Princesas ou o Senado Federal em 2026.
O que não deixa dúvida alguma é de que as eleições no Jaboatão dos Guararapes atrairão os holofotes do noticiário politico local e nacional, tendo em vista o envolvimento direto de Lula com Elias Gomes, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com Mano Medeiros e Clarissa Tércio, que dividirão votos do eleitorado conservador, evangélico e bolsonarista.
0 Comentários