Na publicação, inédita, a pesquisadora especialista em mídia sonora e Mestre em Indústrias Criativas, Lina Fernandes, releva 12 maneiras práticas, que podem ser aplicadas a qualquer modelo de podcast, e como isso pode contribuir no faturamento de um projeto sonoro
Foto: Bruno Andrade
Por Salatiel Cícero
O consumo de conteúdos em áudio, no Brasil, nos últimos anos, têm criado um cenário muito propício para quem desejar investir em podcasts. Isso é o que apontam os estudos sobre o comportamento dos brasileiros e brasileiras que andam curtindo comunicação e infoentretenimento de uma maneira diferente. Só para se ter uma ideia, o país conta, atualmente, com cerca de 30 milhões de pessoas, assíduas, que não se desligam um minuto sequer desta mídia sonora que revolucionou a comunicação global. Atualmente, o Brasil é o terceiro mercado consumidor de podcasts, atrás da Irlanda e Suécia. Diante deste cenário de possibilidade de investimentos e faturamento alto, a pesquisadora pernambucana em mídia sonora e Mestre em Indústrias Criativas, Lina Fernandes, anuncia sua primeira publicação, inédita, que revela como produzir um podcast bem estruturado, do ponto de vista de audiência e comercial. Além disso, ela apresenta, em detalhe, 12 maneiras para ganhar dinheiro com um projeto sonoro. A publicação já está disponível para pré-venda no site: https://benfeitoria.com/projeto/livronaterradopodcast.
O livro “Na Terra do Podcast”, que tem o selo da Editora Mirada, traz uma abordagem pioneira com olhar para o cenário econômico do podcast no Brasil. “Este livro, que defino como manual para quem quer ganhar dinheiro com podcast, é uma adaptação da minha dissertação de mestrado em Indústrias Criativas, pela Universidade Católica de Pernambuco “ explica a autora.
Entre 2020 e 2022, a especialista fez um trabalho de imersão para entender a proposta comercial do famoso podcast recifense 45 Minutos, e que, há 9 anos, está no ar. O projeto, que tem um formato de mesa-redonda e bate-papo, é formado por um time de jornalistas especializados, que abordam, exclusivamente, o futebol da região nordeste.
“A partir da minha análise, constatei que a marca possui 12 maneiras que garantem a sustentabilidade financeira do projeto. Ou seja, um modelo de negócio que alia criatividade, inovação e escuta da sua audiência que contribuem para um faturamento equilibrado. Estudei, profunda e detalhadamente, aspectos da audiência e monetização, e comprovei que essa proposta pode ser aplicada a qualquer ideia e formato de podcast", finaliza.
Sobre a autora - Lina Fernandes mora no Recife, é radialista há 32 anos, com passagens, como âncora, pelas principais emissoras da Região Metropolitana do Recife como CBN, Globo e Clube. Há mais de dez anos é gestora pública na área de assessoria em rádio e TV. Além disso, acumula vasta experiência como cerimonialista. Ela também é podcaster.
Serviço
O quê: Pesquisadora pernambucana anuncia pré-venda de livro que ensina como ganhar dinheiro com podcast
Período da campanha: 02 de outubro a 02 de dezembro de 2023
Onde: Site para vendas: https://benfeitoria.com/projeto/livronaterradopodcast
0 Comentários