Estão sendo investidos mais de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura, como drenagem e pavimentação no centro histórico. Os resultados foram apresentados à diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas nesta sexta-feira (27)
Foto: Divulgação
A Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 100 milhões em obras públicas na região central da cidade, que englobam ações de drenagem e projetos de requalificação do Mercado de São José e Avenida Dantas Barreto. E mais de 45 mil metros quadrados de melhoria de passeio e intervenções em microdrenagem e pavimentação. Esses são alguns números do balanço de entregas do Programa Recentro, que o prefeito João Campos, a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, apresentaram nesta sexta-feira (27), em reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Recife.Durante a reunião, também foram projetadas ações do Programa Recentro para o ano de 2024, como a revisão da lei de incentivos fiscais e ampliação das atividades beneficiadas; implantação da rota histórico cultural do Centro, que vai sinalizar um caminho que conecta diversos atrativos culturais no território; requalificação da Avenida Dantas Barreto; a parceria público-privada (PPP) Morar no Centro, com estimativa de geração de mais de 1,1 mil novas unidades habitacionais para diversas faixas de renda; e a elaboração do Recentro na Rota do Futuro, um plano estratégico de curto, médio e longo prazo do Centro.
Foto: Divulgação
A cidade atraiu mais de 300 milhões em investimentos privados desde a criação do Programa Recentro, nos últimos dois anos, materializados em grandes empreendimentos imobiliários, como o Novotel Marina, Moinho Business, hotel Motto By Hilton, Datamétrica e entre outros. No quesito habitação, esses novos empreendimentos prometem gerar mais de 800 novas unidades habitacionais no Centro.
O prefeito João Campos disse aos lojistas que a Prefeitura está construindo no Centro um plano de longo prazo, mas com entregas concretas no curto prazo. “Não é justo com vocês que trabalham aqui no centro que lutam para abrir seus negócios, ter grandes áreas fechadas, que não são utilizadas para nenhuma serventia de interesse público ou privado. Uma prioridade é construir grandes alternativas de habitação na área central da cidade. A gente precisa construir esse movimento, não só ter conceito de passagem no centro, mas de estadia”, destacou.
“Aquela grande operação que fizemos com o BID, o projeto conceitual está pronto e a gente vai fazer a validação, que vai ser na Ilha de Antônio Vaz, na comunidade João Paulo II, que fica próximo ao Coque, e a gente vai fazer não só a urbanização integral da comunidade, são mais de 1.500 pessoas, mas vai fazer uma grande intervenção debaixo do viaduto Capitão Temudo , que será uma grande área de convívio esportivo e cultural”, acrescentou o prefeito.
“A CDL é um grande parceiro do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, e seus representantes sempre estão participando com afinco e dedicação de todos os assuntos, comissões e eventos que envolve o centro”, afirmou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça. “A reunião foi um momento de mostrar os resultados e celebrar os êxitos, o que está por vir em 2024 e a partir da escuta construir e apresentar os próximos passos dos novos projetos”, falou Ana Paula.
GESTÃO DO CENTRO - O prefeito João Campos criou o Gabinete do Centro do Recife em dezembro de 2021, com a missão de desenvolver e gerir ações que buscam a reabilitação urbana e modernização da área central do Recife, na região histórica da cidade, que compreende os bairros do Recife, São José e Santo Antônio. A estrutura do Gabinete foi montada exclusivamente para pensar o centro em toda sua complexidade e de forma integrada com vários órgãos e secretarias, integrando o Programa Recentro.
Dinamizar a economia da região do centro também é uma das ações da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, que vem apoiando os lojistas em campanhas promocionais como Blitz do Carnaval, Liquida Recife, Vem Pro Centro (Vem pro Centro Dia das Crianças, Dia das Mães), Blitz do São João. Nelas, a Prefeitura garante as atrações culturais e de lazer nas ruas da região para a diversão da população, incentivando o aumento de pessoas circulando e consumindo no território
Outro resultado dessa parceria é a Rota do Comércio, uma ação para despertar o interesse pelo comércio do centro, por meio de um site composto de mapa com identificação e localização das lojas, contatos e segmentos por produto. Na Rota do Comércio também podem ser localizados os estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus mais próximas dos estabelecimentos e visualizar pontos turísticos. O site é uma realização do CDL Recife em parceria com o Programa Recentro, com apoio técnico da Empresa Municipal de Informática (Emprel).
0 Comentários