Para difundir a cultura popular do estado, a Associação das Cirandas de Pernambuco lança a coletânea em Recife, Chã de Alegria e Surubim
Foto: Ashlley Melo
Em mais uma ação para salvaguardar a dança, a música, a história e a brincadeira dos cirandeiros, a Associação das Cirandas de Pernambuco apresenta a coletânea Cirandas de Pernambuco. O lançamento do trabalho composto por 15 faixas autorais, que conta com a participação de mestres e mestras tais como Lia de Itamaracá, Elisete Souza e Noé da Ciranda, ocorrerá em três momentos diferentes, todos eles gratuitos e abertos ao público. Patrimônio Cultural do Brasil desde 2021, a Ciranda do Nordeste agora vai chegar a cada vez mais ouvidos, através dessa coletânea a ser disponibilizada não apenas em cópias físicas mas também nas plataformas digitais. O projeto tem incentivo do Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.
De acordo com o presidente da Associação, Josivaldo Caboclo, diferentes vertentes da Ciranda poderão ser encontradas no álbum. “A Ciranda é comunitária, não tem preconceito e todo mundo pode participar. É uma alegria para a gente da Associação lançar a coletânea Cirandas de Pernambuco, porque assim a gente democratiza o acesso a uma arte que é democrática por natureza, que é democrática desde o seu surgimento”, afirmou ele. “Nesse trabalho os ouvintes vão poder conferir a ciranda do Litoral, da Zona da Mata Norte de Pernambuco e do Agreste e perceber as semelhanças e diferenças nos trabalhos de cada mestre, no brincar de cada região. Há sonoridades diferentes em cada território”, acrescentou.
Foto: Ashlley Melo
Na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, a tradicional loja Passa Disco vai celebrar os seus 20 anos e receber uma noite de autógrafos com mestres e mestras das cirandas do estado, além do projeto Som na Rural. O encontro acontecerá a partir das 19h. A Passa Disco fica no Recife, na Galeria Hora Center, Rua da Hora, bairro Espinheiro, nº 345. O CD será vendido no local por apenas R$ 30.
Em seguida, no dia 9 de dezembro, sábado, vai ser a vez dos moradores e visitantes da cidade de Chã de Alegria, Zona da Mata Norte, conferir esse trabalho. A partir das 19h, o lançamento vai acontecer bem em frente à Matriz da cidade. Por fim, no dia 10 de dezembro, domingo, a coletânea Cirandas de Pernambuco chega ao Agreste do estado, à cidade de Surubim. A partir das 16h, o encontro será em frente ao Parque dos Mamulengos.
Foto: Ashlley Melo
Além de alegrar os dias e noites de quem quiser brincar em casa e não esperar uma grande roda para cair na dança, a Cirandas de Pernambuco vai além: constitui um documento histórico que pode ser acessado por pesquisadores da cultura popular, passa a fazer parte da memória cultural de Pernambuco. Além disso, a coletânea deverá servir como ferramenta de educação social, podendo ser utilizada nas escolas.
A Cirandas de Pernambuco é uma realização da Associação das Cirandas de Pernambuco com apoio da Prefeitura de Surubim, Prefeitura de Chã de Alegria, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco.
ASSOCIAÇÃO DAS CIRANDAS DE PERNAMBUCO – A Associação das Cirandas de Pernambuco foi fundada em agosto de 2019. Com sede em Carpina (PE), trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos. A proposta é contribuir com a formação política dos militantes da cultura popular e seus seguimentos, com a profissionalização da Ciranda, com a execução de políticas públicas direcionadas à Ciranda, além de representar o seguimento junto a órgãos públicos e difundir a cultura da paz.
Lançamentos da Coletânea Cirandas de Pernambuco
Serviço
Local: Recife. Loja Passa Disco, na Galeria Hora Center, Rua da Hora, bairro Espinheiro, nº 345.
Data: 23/11/23. Quinta-feira.
Hora: 19h
Local: Chã de Alegria. Em frente à Matriz.
Data: 09/12/23. Sábado
Hora: 19h
Local: Surubim. Em frente ao Memorial dos Severinos - Parque dos Mamulengos.
Data: 10/12/23. Domingo
Hora: 16h
0 Comentários