Bueirão é o quinto espaço entregue pelo Programa Gramadão, que está dando cara nova aos campos de várzea da cidade
Foto: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife
Mais um campo de várzea do Recife foi totalmente requalificado e entregue à população por meio do programa Gramadão. Agora foi a vez do campo do Bueirão, localizado na Rua Zilda de S Santana, no bairro da Torre, que foi melhorado com grama artificial e reforma completa, incluindo novos vestiários, pintura e nivelamento do terreno, melhoria da drenagem e substituição das traves. O projeto é uma realização da Prefeitura do Recife, operacionalizado pela Secretaria de Esportes, e faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro. O prefeito do Recife, João Campos, fez a entrega do campo requalificado na noite desta quinta-feira (23).
“É uma alegria estar aqui hoje, realizando mais um sonho. Muita gente deve ter duvidado que esse dia chegaria, porque é uma quebra de paradigma trazer um equipamento público e gratuito de uma qualidade que a gente não vê em campo society privado. A gente está levando isso para os quatro cantos do Recife. Esse é o quinto campo entregue e a gente vai terminar o ano com dez campos”, afirmou João Campos. “Nós pegamos campos com tradição. Aqui mesmo foram realizadas muitas finais no Bom de Bola. Jogadores também foram revelados aqui. Com esse trabalho, a gente mostra o incentivo ao esporte e o cuidado com a cidade, pois uma criança ou jovem pode ocupar a sua vida com coisa boa”, concluiu.
Foto: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife
O campo do Bueirão é o quinto entregue pelo Programa Gramadão. O primeiro equipamento foi a Arena 1x1, no Ibura, na antiga praça do Lixão. O segundo, na Vila Aliança, no Ipsep. O terceiro foi o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira. O quarto, o da Campina do Barreto, no bairro homônimo, com medidas oficiais: 105x68 metros.
"A inauguração do campo do Bueirão é mais um exemplo concreto da transformação que o programa Gramadão proporciona", destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. "Temos orgulho de oferecer à população recifense um espaço de primeiro mundo, com grama sintética de alta qualidade, tudo de forma gratuita. Este campo é um símbolo de acesso igualitário às melhores instalações. O compromisso é claro: continuaremos percorrendo todas as regiões da nossa cidade, dando a oportunidade a todos de acessar bons equipamentos, sem custos. Estamos comprometidos em estender isso a todos os recifenses, acreditando que o esporte é um direito fundamental."
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também realizou diversas intervenções no Campo do Bueirão. Foram feitas a troca do alambrado; pintura da arquibancada e da mureta da quadra; recuperação dos vestiários; troca do telhado da coberta de entrada; revisão elétrica; recuperação do gradil e da calçada.
Para a consultora de vendas Juliana Lopes, 39 anos, que mora próximo ao campo requalificado, a intervenção da Prefeitura beneficia crianças e adultos. “A situação antes aqui era precária. Graças à Prefeitura houve esse investimento agora que foi excepcional, a gente jamais imaginaria tanta qualidade. E isso é muito importante para a comunidade. Eu tenho um filho de 9 anos, que ama jogar futebol na comunidade e está mais do que entusiasmado com tudo o que está acontecendo”, comentou ela.
“Eu adoro futebol e aqui ficou bem legal. Vou jogar muito aqui. Gostei das barras, do gramado e das arquibancadas”, disse Júlio César Lopes, o filho de Juliana.
CAMPO NO BRILHO – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente.
0 Comentários