Os medalhistas Pedro Barros e Pâmela Rosa, dentre outros skatistas da cena nacional, disputam a quarta etapa nas modalidades Street e Park da temporada de 2023, nas pistas localizadas na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, entre os dias 10 a 12
Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
No próximo fim de semana, de sexta (10) ao domingo (12), a cidade do Recife terá o privilégio, pelo segundo ano consecutivo, de sediar a quarta e última etapa do STU National e coroar os campeões das modalidades Street e Park da temporada de 2023. Após passar por Criciúma (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), a capital pernambucana receberá a etapa de encerramento do circuito brasileiro de skate, nas pistas da Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. Todas as disputas serão acirradas. Em paralelo à programação esportiva, no palco montado no complexo, o URB Music Tour chega à capital pernambucana com grandes atrações musicais para animar o público.
A última etapa do STU National no Recife vai reunir medalhistas do skate brasileiro, como Pâmela Rosa e Pedro Barros, e outros nomes da cena que despontam no cenário nacional, como Dora Varella e Yndiara Asp - que participou da última Olimpíada, em Tóquio -, além de Giovanni Viana e Gui Khury, dentre outros esportistas.
Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
“É uma alegria imensa receber o STU pela segunda vez. Desde o primeiro ano, fomos buscar os organizadores do evento, para colocar o Recife no roteiro das grandes atividades esportivas nacionais. Aqui a gente tá falando de atletas que há uma semana estavam recebendo medalhas no Pan-Americano, em Santiago, que vão estar nas olimpíadas de Paris no ano que vem e que estarão celebrando o final do circuito nacional aqui na nossa terra. Aqui, milhares de pessoas vão passar, algumas vão conhecer pela primeira vez a modalidade, algumas vão ter contato com um atleta olímpico pela primeira vez, e, certamente, devem sair daqui querendo fazer atividade esportiva. Então, o nosso primeiro passo está sendo cuidar da infraestrutura necessária para essa atividade, mas nós queremos que fazer com que o resultado desses investimentos seja relacionado ao social, a transformar vidas através dos esportes”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante coletiva de imprensa no local.
Para o Secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, a realização do evento encoraja a comunidade skatista da cidade a chegar cada vez mais longe e reforça o compromisso da Prefeitura com a modalidade. “A gente tem aqui mais de 17 equipamentos de skate na nossa cidade e devemos anunciar novos nos próximos meses. Isso mostra que a Prefeitura tem investido na infraestrutura esportiva do skate e o quanto a gente está querendo fazer crescer o skateboard de maneira geral na nossa cidade”, disse.
Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
Já a chefe de Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça, destacou o efeito positivo para o centro histórico do Recife ao receber uns dos eventos mais importantes do skate no Brasil. “São três dias de muito evento, com shows e apresentações dos atletas olímpicos. A gente fica muito feliz em receber pelo segundo ano o STU aqui na Rua da Aurora, fazendo com que famílias de uma maneira geral possam ter mais um atrativo para frequentar o nosso centro histórico”, avaliou.
No ano passado, o STU chegou pela primeira vez ao Nordeste, no Recife, seguindo sua estratégia e o ideal de expandir o skate por todo o Brasil. Depois da construção de uma pista de Street na Rua da Aurora, em março de 2021, fechou o projeto em 2022 ao entregar uma pista da modalidade Park, também de nível internacional, com o local se tornando um dos mais importantes equipamentos no cenário nacional do esporte.
“Quando mapeamos as principais capitais do Nordeste, entendemos que o Recife tem uma potência muito grande, tanto do ponto de vista logístico quanto do ponto de vista de praticantes e da cena urbana. Fomos muito bem recebidos pela população recifense, o que reforça o nosso interesse de centralizar esse acesso aos ídolos e aos grandes eventos. Esperamos continuar contando com o apoio tanto da prefeitura quanto dos demais órgãos públicos e iniciativa privada para poder seguir com o STU aqui no Recife e também no Nordeste”, destacou o fundador da STU, Diogo Castelão.
Com essa iniciativa, a ideia é que, a médio e longo prazo, mais e mais skatistas brotem do solo nordestino para as pistas do Brasil e do mundo. Como aconteceu com a pequena Rayssa Leal, natural de Imperatriz, no Maranhão. Outro grande exemplo, Lucas Rabelo é um dos principais nomes do Street na atualidade. Natural de Fortaleza, ele saiu de Pirambu, na periferia da capital cearense, para conquistar seu espaço no skate ainda na infância, quando já se mudava para Porto Alegre e lutava pelo seu sonho de criança. Caminho semelhante fazia Vini Costa, amigo de Lucas, que saiu exatamente do mesmo lugar e, hoje, é outro nome muito forte da cena.
“Eu me sinto muito grato e orgulhoso em representar o Nordeste. Normalmente, quando se fala de skate no Brasil, é muito São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e falam muito pouco do Nordeste. Sempre que eu posso, friso muito que o Nordeste tem vários talentos. Acredito que ter eventos como esse no Recife inspira outras pessoas”, refletiu Lucas Rabelo. Pamela Rosa, skatista bicampeã dos X-Games e medalhista de prata dos jogos Panamericanos de Santiago, aprovou o que viu na capital pernambucana. “A gente está muito feliz em participar do STU. É uma estrutura que a gente muitas vezes não tem nem fora do Brasil. Para nós é motivo de muito orgulho”, ressaltou. "Estou muito feliz em participar de novo do STU e fico até emocionada por estar ao lado de atletas incríveis. É muito gratificante correr e conhecer o Brasil todo por causa do skate", frisou a jovem Maytê Pires, pernambucana que já é campeã brasileira e bi campeã nordestina no skate.
Para prestigiar o evento, o público pode garantir ingressos gratuitos através do site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/stu-national-2023-recife/2230585).
URB MUSIC TOUR - E o que não vai faltar é nome de peso do cenário local durante os três dias do festival URB Music Tour. Na sexta-feira (10/11), a partir das 18h30, quem vai colocar a galera para dançar é o DJ Da Mata e, na sequência, a DJ Daya. No sábado (11/11), às 20h, a hora e a vez da Batalha da Escadaria, principal batalha de MCs das Regiões Norte e Nordeste. E, no domingo (12/11), às 18h30, a Banda Eddie, com as participações de Karina Buhr e da Orquestra de Frevo do Babá, encerra o line-up do URB Music Tour, que chegou com força este ano acompanhando o STU pelas principais cidades brasileiras.
TRÂNSITO E CONTROLE URBANO - A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema especial para o STU Recife. A Rua da Aurora será interditada parcialmente no trecho entre a Avenida Mário Melo e a Ponte do Limoeiro nos horários próximos ao início e término do evento. Nesta sexta-feira (10), a interdição acontece das 13h e fica até 1h do sábado, e volta a fechar entre às 8h e 1h do domingo, que também ficará interditado entre às 8h e 0h. O desvio deverá ser feito pela Avenida Mário Melo. Durante todo evento, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão nas ruas para orientar os condutores e otimizar o fluxo na região.
A Secretaria Executiva de Comércio Popular (SecPop) atuará com 40 profissionais ordenando os comerciantes que atuam na área do evento.
0 Comentários