Equipe do Consultório de Rua reforçou os serviços no Centro, em Bairro Novo
Foto: Alice Mafra / Secom Olinda
Usuários do Caps AD de Olinda e pessoas em situação de rua receberam atendimento reforçado na manhã desta terça-feira (31.10), na sede do centro, em Bairro Novo, num trabalho do Consultório de Rua. Vacinação, testagem rápida e exame preventivo (para mulheres) foram alguns dos serviços oferecidos. O carro do Odontomóvel também estava estacionado para cuidar dos sorrisos.
A testagem rápida dava o diagnóstico para HIV, Sífilis e hepatites B e C. Na vacina, os pacientes atualizaram a caderneta para Covid-19, gripe e tríplice viral. Já as mulheres fizeram o exame para identificar o câncer de colo do útero.
Foto: Alice Mafra / Secom Olinda
O carro do Consultório de Rua roda por todos os bairros de Olinda, de segunda a sexta-feira, com atendimento espontâneo com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, enfermagem, serviço social e educadores.
Já o Caps AD tem como foco os pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas. São cerca de 180 pessoas atendidas no espaço, que recebe os usuários por demanda espontânea ou encaminhados pelas unidades de saúde, serviço social ou Poder Judiciário. "No primeiro acolhimento é estabelecido com o usuário projeto terapêutico singular, que vai definir a forma como ele será tratado, de acordo com a sua vulnerabilidade e grau de dependência", ressaltou a gerente administrativa do Caps AD, Laíse Bulhões.
O Centro possui psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem, médico clínico e psiquiatra. Um dia da semana é reservado para atendimento apenas de adolescentes. "Trabalhamos com a perspectiva biopsicossocial, que é abordar as vulnerabilidades. Investigamos fatores genéticos, vínculos familiares rompidos porque a saúde não é só ausência de doença", ressaltou Laíse.
0 Comentários