Banner da POSTAGEM

Em terreno doado pela Prefeitura de Olinda, obras para sede definitiva do Campus do IFPE na cidade começam em janeiro

Ordem de serviço foi assinada em cerimônia nesta segunda-feira, com previsão de início para 8 de janeiro de 2024 

Foto: Alice Mafra / Secretaria de Comunicação de Olinda

A cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço da construção da sede definitiva do Campus Olinda, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), foi realizada, nesta segunda-feira (11.12), no auditório do Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. As obras devem iniciar no dia 8 de janeiro de 2024, em terreno no bairro de Casa Caiada, de posse da Prefeitura de Olinda, e que foi doado pelo gestor Professor Lupércio, no mês de junho deste ano. 

O último Campus da expansão 3, o Campus Olinda terá 6.456 m² de área projetada, com capacidade física para atender cerca de 1.200 estudantes. O empreendimento foi projetado para construção de 16 salas de aula, 12 laboratórios, 15 salas administrativas e pedagógicas, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 200 lugares, uma área de convivência, uma guarita, uma cabine de força, um castelo d´água, um reservatório semi enterrado de água potável e de águas pluviais, passarelas cobertas e elevadas, pavimentação, paisagismo e estacionamento com 182 vagas, além de um depósito de gás e um de lixo, e sistema de energia solar. 

Foto: Alice Mafra / Secretaria de Comunicação de Olinda

As obras terão início a partir do dia 8 de janeiro de 2024 com conclusão estimada em 420 dias, ou seja, em março de 2025. O acompanhamento, fiscalização e controle da execução da obra estarão sob a responsabilidade do departamento de obras e projetos do IFPE, composto por fiscais, técnicos e administrativos, além dos gestores do Campus Olinda.

Uma das prioridades da gestão é a educação e para estimular o ensino, o prefeito Professor Lupércio celebrou a assinatura da Ordem de Serviço. “A chegada da sede definitiva do IFPE em Olinda é de extrema importância, pois proporcionará oportunidades de formação e educação de qualidade para a população, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço ao governo federal pelo apoio. Estamos empenhados em fazer com que o Instituto seja inaugurado o mais rápido possível”, afirma Lupércio.

Para a secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, a sede definitiva do Campus Olinda é uma forma de continuidade de escolarização dos nossos estudantes. “O Instituto Federal oferta cursos profissionalizantes e cursos superiores. Então permite que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade em sua própria cidade”, garante a secretária.

A diretora do Campus Olinda, Luciana Tavares, emocionou-se ao fazer um discurso de gratidão pelo trabalho e pela luta de toda equipe. “Eu só acredito que a gente seja feliz quando estamos felizes no trabalho, já que é o local em que passamos o maior tempo do nosso dia. E é gratificante ver uma equipe que vibra com cada iniciativa como essa que estamos assinando hoje. Essa é uma vitória de todos”, afirmou.

“Será uma oportunidade valiosa para os jovens olindenses estudarem em um instituto renomado, promovendo educação, inovação e tecnologia. Isso certamente trará benefícios não apenas para a cidade, mas também para todo o estado e o Brasil”, pontuou Mirella Almeida, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda.

Participaram ainda do evento, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior, a diretora do departamento de obras e projetos do IFPE, Virginia Lúcia Gouveia, a diretora de ensino do IFPE Campus Olinda, Suany Tavares Almeida, e o representante legal da empresa contratada Directa Engenharia e Projetos, Bruno Silva de Albuquerque.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE