Banner da POSTAGEM

Programação cultural do “Natal que Ilumina” começa neste sábado

Neste primeiro fim de semana de atividades, 16 atrações espalharão as tradições natalinas da cultura popular pela Avenida Rio Branco, Segundo Jardim de Boa Viagem e Parque das Graças. A festa preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar o último ciclo do ano só acaba no próximo dia 6 de janeiro 

Foto: Marcos Pastich/Acervo PCR

As cores e luzes do Natal já tomam conta da cidade, com decoração acendendo as ruas, parques e esperanças recifenses. A partir deste sábado (2), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai espalhar também as tradições culturais natalinas, para embalar a despedida de 2023 com os mais autênticos folguedos nordestinos.

Os primeiros palcos da festa, que seguirá enchendo todos os fins de semana recifenses de celebração, até o próximo dia 6 de janeiro, serão a Avenida Rio Branco, o Segundo Jardim de Boa Viagem e o Parque das Graças. Só nestes sábado e domingo de estreia (2 e 3 de dezembro), o “Natal que Ilumina”, promovido pelo poder público municipal, apresentará 16 atrações, entre pastoris, bois, orquestra, reisado e cavalo marinho convidarão os públicos recifenses para as brincadeiras da cultura popular.

Foto: Marcos Pastich/Acervo PCR

Nas próximas semanas, o ciclo espalhará sua alegria azul e encarnada também pelos parques Dona Lindu e Macaxeira, Praça do Arsenal e mais seis bairros de várias regiões da cidade, que receberão as já tradicionais Jornadas para Celebrar, promovendo a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com grupos de outras localidades, para fortalecer as tradições natalinas em Santo Amaro, Morro da Conceição, Cordeiro, Vila Vintém, San Martin e Água Fria.

Em cima dos palcos natalinos e pelas ruas da cidade, vai ter atração desfilando a alegria e a comoção do ciclo também nos próximos dias: 9 e 10, 15, 16 e 17, 21, 22, 23 e 24, 29 e 30 de dezembro e dia 6 de janeiro.  


Foto: Marcos Pastich/Acervo PCR

Decoração

O Recife já está quase todo vestido para a festa. Na Agamenon Magalhães, a grande árvore de natal, que já virou tradição em meio à mais movimentada avenida da cidade, já subiu e acendeu seus 40 metros de encantamento natalino. No trecho compreendido entre a Caixa Econômica e o Hospital Português, a Agamenon ganhou ainda elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.

Em Boa Viagem, a decoração concebida pelo poder público municipal se espalha pelos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes, além de grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a população interagir com os elementos.

Na Rio Branco, a magia natalina já faz morada: repetindo o grande destaque da decoração junina, está sendo montada uma vila cenográfica com 13 casas, que serão cobertas por um céu estrelado por cordões luminosos, com fachadas coloridas pelo verde e vermelho natalino. A via ganhou ainda túnel luminoso em formato de árvore natalina. Serão instalados também presépio e palco para apresentações, que ficará na base da árvore de Natal, no final da rua, perto do Marco Zero.

No meio da via, quem vai dar expediente é o Bom Velhinho, que receberá, instalado em sua Casa de Natal, os pequenos recifenses para fotos e votos natalinos, sentado aos pés de uma segunda árvore, que será montada na altura da esquina com a Rua do Apolo.

Haverá árvores natalinas ainda no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que ganhou decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.

Em todos esses pontos, a decoração será concluída na próxima semana.

Natal que Ilumina
Programação

DIA 02/12 (Sábado)
Rio Branco
16h - Orquestra de Frevo Mix de Natal
17h - Pastoril Giselly Andrade
17h50 - Boi de Mainha
18h40 - Guerreiros do Sol Nascente/Bacnaré
19h30 - Espetáculo Cultura Popular e sua Natalidade/Balé Popular do Recife

DIA 03/12 (Domingo)
Rio Branco
16h - Bandinha Natalina Arco-íris
17h - Pastoril Angel de Brasília Teimosa
17h50 - Reisado Imperial
18h40 - Cavalo Marinho Boi Pintado
19h30 - Pochyua: Só para rodar na ciranda

Segundo Jardim
17h - Boi de Mainha
17h50 - Pastoril Evolução de Santo Amaro
18h40 - Dança de São Gonçalo do Amarante/Bacnaré

Parque das Graças
17h - Cavalo Marinho de Mestre Batista
17h50 - Pastoril Jardim da Alegria
18h40 - Trompete Encantado

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE