Ação do Programa Artesanato de Pernambuco estará na Praça do Carmo de quinta (07) a domingo (10)
Foto: Dvivulgação
Olinda recebe, a partir desta quinta-feira (07), a Unidade Móvel de Artesanato da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que ficará na Praça do Carmo. A iniciativa consiste em um caminhão especial, transformado em uma galeria popular, com obras de 50 expositores. O espaço segue aberto ao público, das 10h às 20h, em frente ao prédio da Biblioteca Pública, na Avenida Liberdade, até o próximo domingo (10).
O trabalho chega a Marim dos Caetés por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Os profissionais contam com a oportunidade de expor e divulgar suas peças e o visitante pode desfrutar da rica cultura local. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda, a iniciativa é fundamental, operando como uma grande vitrine, impulsionando visibilidade e contribuindo para a divulgação e fomento da economia criativa do município.
“A maior pegada é fortalecer o empreendedorismo e colocar em evidência esses artistas mestres e artesãos, que fomentam a economia criativa e circular de nosso município. Em cada evento da Unidade Móvel é emitido um certificado de expositor para alimentar o currículo dos participantes além destes, já terem frequentados cursos e oficinas realizados na Sala do Empreendedor de Olinda”, disse a diretora de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Aurora Barreto.
INICIATIVA
Customizada em 2010, pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), a Unidade Móvel do Artesanato já percorreu diversos municípios pernambucanos. Por onde passa, a loja volante divulga o que há de mais rico do famoso artesanato de Pernambuco, conhecido pelos seus traços, cores e cultura. A ação conjunta conta com o empenho da Sala do Empreendedor de Olinda e Centro de Artesanato de Pernambuco.
PARTICIPAÇÕES
Já circularam pela Unidade Móvel do Artesanato: Mestre Nado, patrimônio vivo de Pernambuco, que há mais de 20 anos produz ocarinas, instrumento de sopro inspirado na natureza e que é uma marca da sua arte; Tiago Amorim, que também emprega na sua arte um traço elegante característico, num universo de mulheres, pássaros, peixes e outras representações.
Agora, nesta versão de dezembro de 2023, o evento terá a Mestra Lea Gomes, mamulegueira, que com mais de 30 anos de tradição usa a cabeça na sua arte e mantém o seu ateliê, em Sítio Novo. Também irá comparecer à Unidade Edmilson Luiz França, conhecido como Edmilson Bonequeiro, futuro candidato a Mestre. Ele produz sua arte com bonecos há mais de 30 anos. Morador de do Alto da Bondade, ele conta com a oportunidade de expor e divulgar seus trabalhos e o visitante/turista que vem a Olinda pode desfrutar da rica sabedoria dos mestres e da cultura local.
0 Comentários