Ex-prefeito e pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes visitou, nesta terça-feira, o Centro de Controle Operacional da cidade do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
A agenda se deu a convite do prefeito Eduardo Paes (PSD), que, na ocasião, destacou a capacidade de Elias enquanto gestor público da segunda maior cidade de Pernambuco.
"Jaboatão é a segunda maior cidade do estado de Pernambuco e o 27º maior município do Brasil. Elias é um prefeito que tem uma história de grandes realizações e que muito nos honra com a sua visita. Aprendemos um pouco com a sua experiência para implantarmos boas práticas na cidade do Rio", destacou o prefeito carioca que, na ocasião, presenteou o pernambucano com uma edição do livro Rio Carnaval, com fotos assinadas por Vik Muniz, curadoria e design de Gringo Cardia e textos de Luiz Antônio Simas.
"A gente aprende todos os dias, afinal, o conhecimento é algo em constante estado de renovação. Pude ver de perto experiências positivas da gestão Eduardo Paes, e é isso que temos feito, observado o melhor de cada lugar para pôr em prática um modelo de gestão capaz de transformar para melhor a vida das pessoas", disse Elias.
Além de controlar as ações dos guardas no dia a dia, o Centro de Controle Operacional do Rio de Janeiro atua diuturnamente para dar suporte técnico, administrativo e operacional aos profissionais nas ruas, funcionando como intermediário na busca de soluções para situações de emergência. Entre os casos mais comuns, há os de crianças perdidas, combate a incêndios, partos, socorro a vítimas de acidentes automobilísticos, pequenos delitos e até veículos que estejam estacionados irregularmente obstruindo a passagem.
Do centro de operações, os guardas municipais têm acesso a imagens captadas em tempo real por 560 câmeras instaladas por toda a cidade. Os guardas também utilizam rádios de comunicação, smartphones e outros recursos tecnológicos que contribuem para facilitar a interação com o agente que está na rua ou acionando outros órgãos quando necessário, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
"Uma experiência formidável. Esse é um dos pioneiros e mais bem estruturados centros de controle operacional do país, um sistema que transformou o Rio de Janeiro em uma 'cidade inteligente', por permitir o monitoramento do município em tempo real, 24 horas por dia, nas mais diversas áreas, a exemplo da mobilidade urbana, defesa civil e segurança pública. É um exemplo a ser adotado por cidades de grande e médio porte. Tenho namorado a ideia há algum tempo, mas saio daqui casado com o compromisso de replicar a experiência e fazer do Jaboatão dos Guararapes uma cidade inteligente", pontuou Elias.
0 Comentários