A obra, que mescla poesia, cultura popular e as influências de tradição raiz, é de autoria do artista, de 22 anos, negro, natural de Nazaré da Mata, interior de Pernambuco
Foto: Hugo Muniz
O músico e cantor, Nailson Vieira, de 22 anos, natural da cidade de Nazaré da Mata, na região da Mata Norte de Pernambuco, lança, na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, véspera da folia momesca, o seu primeiro clipe musical “Canto Espanto”. A composição, que mescla poesia, cultura popular e as influências de tradição raiz da zona canavieira, promete fazer sucesso no Carnaval 2024. O vídeo vai ser postado, gratuitamente, no canal do artista no Youtube (https://www.youtube.com/@nailsonvieira5271). Já a partir da terça-feira (6), o público vai poder acessar a música nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Music, Deezer, Youtube Music, Amazon Music, além do Instagram e TikTok.
Nailson Vieira, jovem, negro, morador da periferia, é um autêntico artista cria da cultura popular pernambucana e nordestina. Desde os 03 anos de idade é brincante do maracatu rural, tradição afro-indigena que é Patrimônio Cultural do Brasil. Lá, ele é músico, produtor cultural e um verdadeiro apaixonado pelo brinquedo.
Foto: Hugo Muniz
Além do maracatu, outra brincadeira popular que faz parte da sua vida, é a agremiação carnavalesca conhecida como o Bloco Rural Estrelinha, que há mais de 60 anos faz história, ao levar para os palcos, ruas e avenidas, toda força do folguedo carnavalesco. O grupo idealizado pelo avô e pai de Nailson, o qual ele também faz parte como músico e brincante, está no seu DNA artístico.
Estudante de música pela UFPE, Nailson, como diz no dialeto pernambucano, é um “caba arretado”, porque além de gostar e viver a cultura do maracatu e bloco rural, também é um apaixonado pela ciranda, outra manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Quem também faz parte de sua biografia artística é a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena - Capa Bode - instituição centenária que integra um dos importantes Patrimônios Vivos de Pernambuco. Mas a lista inclui ainda o Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, o qual deposita todo o amor, cuidado e energia positiva.
“Estou muito animado de poder, pela primeira vez, juntar todas essas influências culturais, que fazem parte da minha e que amo demais. Posso dizer que é um single do jeito que sempre sonhei” disse o artista, com olhos marejados. “Quero cantar para o povo da minha terra, mas também estar em lugares onde os meus ancestrais não conseguiram ir, em razão das desigualdades e falta de oportunidades. A arte não tem fronteiras. O lugar da cultura popular é em todo lugar, e o mundo precisa ouvir” cravou essa mensagem ao reforçar seu compromisso com a música feita por artistas populares e negros.
A música “Canto Espanto” é uma canção inédita, que surgiu a partir das sensibilidade artística de Nailson Vieira, que sempre se viu inquieto pelos questionamentos das pessoas sobre quando vai chegar o Carnaval. Em meio ao alvoroço e a melancolia de tanta gente ávida pela folia momesca, ele se propôs a criar a música que põe fim à ansiedade e expectativa do verdadeiro folião.
A obra musical, que mistura trombone, tuba, guitarra, trompete, mineiro e bateria, levou seis dias de produção no estúdio. Toda a etapa foi realizada por um time de músicos, produtores artísticos da nova geração da arte e música, e que são defensores da cultura popular.
O lançamento do videoclipe conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, aprovado no edital da Prefeitura de Nazaré da Mata.
Fotos em Anexo:
Serviço
O quê: Nailson Vieira lança o primeiro clipe de sua carreira "Canto Espanto"
Quando: Dia 02 de fevereiro, sexta-feira
Onde: Página do Youtube: https://www.youtube.com/@nailsonvieira5271
Instagram: https://www.instagram.com/onailsonvieira/
Ficha Técnica
Composição: Nailson Vieira
Música: Nailson Vieira, Guilherme Otávio, Leandro Gervásio e Homero Basílio.
Nailson Viera: voz, trombone, bombo.
Guitarra, Trompete, mineiro: Guilherme Otávio:
Tuba, Guitarra: Leandro Gervásio:
Bateria: Homero Basílio:
Sax Tenor: Ricardo Pessoa no Sax Tenor
Tarol: Alisson Santos
Direção Musical: Nailson Vieira e Leandro Gervásio.
Produção Executiva: Iara Campos
Arranjos de Metal: Nailson Vieira e Guilherme Otávio.
Produção Musical, Gravação e Mixagem: Homero Basílio no estúdio Fruta Pão Records (Olinda-PE) em janeiro de 2024.
Assistentes de Gravação: Oscar Moura, Carlos César Martir.
Masterização: Leo D.
Selo: Joinha Records
0 Comentários