Objetivo é organizar o espaço urbano para receber o evento, no início de fevereiro
Foto: Alice Mafra/ Secom Olinda
Representantes da Prefeitura de Olinda fizeram o percurso de 2 km do desfile das Virgens do Bairro Novo, marcado para o dia 4 de fevereiro, um domingo. As secretarias de Gestão Urbana, Obras, Mobilidade, Segurança, Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semapu), Saúde e Cultura verificaram todos os pontos para facilitar a vida de foliões e moradores.
Como a Avenida Getúlio Vargas, palco do evento, passa por um processo de requalificação no Programa Novo Caminho, boa parte do trajeto está em excelentes condições, com novo pavimento, drenagem nova, e calçadas com acessibilidade.
O trecho final, entre a Rua Elesbão de Castro e a antiga Caixa Econômica, ponto final do desfile, está em obras. No momento, as equipes da empresa responsável pelos trabalhos estão na troca da drenagem, que será concluída até o dia 30 de janeiro. "A troca do asfalto faremos após o Carnaval", explicou o secretário executivo de Obas de Olinda, Roberto Rocha. A retirada dos entulhos dessas obras também é de responsabilidade da construtora.
A Secretaria de Mobilidade Urbana terá 30 agentes na operação, distribuídos em pontos fixos e motocicletas, que acompanharão o cortejo. A pasta também terá apoio aéreo, com um drone fazendo o monitoramento. Serão cinco bloqueios fixos, instalados a partir das 7h do domingo. A desmobilização está prevista para 22h. No dia 4, quem chegar a Olinda terá que usar a Avenida Ministro Marcos Freire, na orla. Para sair, o itinerário é o bairro dos Bultrins.
A Semapu estará em campo a partir das 8h para organizar o comércio informal na concentração do bloco, na Praça 12 de Março. Cerca de 40 agentes estarão nas ruas com o objetivo de garantir a fluidez dos foliões e o respeito ao uso do espaço urbano e garantir o cumprimento das normas, como, por exemplo, a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro.
0 Comentários