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Projeto “Ler Pra Ser” realiza mapeamento literário em Pernambuco

Pesquisa é idealizada pela empresa recifense Liga Criativa, e tem a coordenação geral da produtora cultural Eliz Galvão 

Foto: Jennyfhem Mendonça

Iniciativas voltadas ao campo da leitura e literatura realizadas em diferentes territórios de Pernambuco estão sendo alvo de um mapeamento. O estudo faz parte do projeto “Ler Pra Ser”, idealizado pela empresa recifense Liga Criativa, e tem a coordenação geral da produtora cultural Eliz Galvão. O trabalho, que inclui pesquisa e registros fotográficos, pretende percorrer 13 municípios do Estado, das regiões da Mata Norte, Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife, e o arquipélago de Fernando de Noronha. Como resultado da pesquisa, será realizado o lançamento de três revistas temáticas impressas e digitais, com distribuição gratuita para o público. 

A radiografia do cenário literário pernambucano, que já ouviu mais de 30 pessoas, tem como público-alvo artistas, poetas, escritores e produtores literários da sociedade civil, também está mapeando bibliotecas, espaços de leituras, entre outros. Incentivado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, o projeto “Ler Pra Ser” conta com 4 etapas, e executadas de acordo com o cronograma.

Na etapa do projeto “Ler Pra Ser”, iniciada em 2021, foram visitadas as cidades de Araçoiaba, Joaquim Nabuco, Passira e Manari. Já na 2ª edição, em 2022, a equipe  percorreu  Olinda, Palmares, Limoeiro e Santa Maria da Boa Vista. Em 2023, o estudo entrou na 3º fase, e teve como rota as áreas de leitura e literatura de Caruaru e Vicência. Já neste ano,  na 4 ª edição do projeto, estão sendo mapeados os municípios de Bezerros, Glória do Goitá e Fernando de Noronha.

“Todo este trabalho vai ser retratado dentro da publicação que se chamará: Revista INSPIRAÇÃO. A ideia é que os fazedores de cultura, leitor e o público em geral, reconheçam a importância da política pública à leitura em nosso Estado. A leitura é um agente de transformação de nossa cidade, mas não podemos deixar de esquecer que vem atuando dentro deste cenário” declarou Eliz Galvão. 

A previsão é que a primeira publicação seja lançada em abril deste ano. Ao todo, cada edição vai contar com 300 impressões, que poderão ser retiradas pelo público em locais credenciados pelo próprio projeto. Outra opção é acessar e baixar direto do site e redes sociais da Liga Criativa: https://www.ligacriativa.com.br/ 

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