Evento estreia nesta terça-feira, dia 05, e tem o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre o protagonismo feminino nos partos
Foto: Divulgação
Nesta semana dedicada ao Dia Internacional da Mulher, o Cisam - Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, referência no atendimento integral à saúde do público feminino, em Pernambuco, localizado no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, abre as portas para receber, pela primeira vez, a exposição fotográfica “Parto Ritual”. A mostra é resultado da pesquisa antropológica sobre partos humanizados, pesquisado nos últimos dez anos, pela fotógrafa recifense Camilla Rocha. A programação é gratuita, e acontece nesta terça-feira, dia 5, a partir das 8h.
“Esta iniciativa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre o protagonismo feminino nos partos e educar sobre a diferença entre parto humanizado e assistência comum” explicou a fotógrafa.
Foto: Divulgação
Para promover acessibilidade às pessoas com deficiência visual, todas as fotografias expostas dentro do Cisam contarão com audiodescrição. Outro ponto importante é que o local onde será instalada a exposição contará com rotas acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida.
Roda de diálogo - Na sexta-feira, 8 - Dia Internacional da Mulher, será realizada, dentro da exposição, uma roda de bate-papo com a equipe de atendimento do próprio hospital, com a participação das pacientes, sobre a importância do parto humanizado. A iniciativa se soma a um mutirão de saúde sexual e reprodutiva das mulheres, que também será realizado no mesmo dia, no ambulatório da mulher do CISAM, com colocação de DIU e exames de prevenção.
O conjunto de exposições Parto Ritual é coordenado pelo Estúdio Materne e produzido pela Cabocla Produção, com sede no Recife. Já o incentivo é da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Cultura do Recife e Prefeitura do Recife, por meio dos recursos do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC).
A exposição fotográfica itinerante “Parto Ritual” ficará em cartaz até o dia 05 de abril. Durante um mês, qualquer pessoa, especialmente mulheres que queiram conhecer seus direitos obstétricos e o parto humanizado, podem conhecer a mostra. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 07h às 15h. Não paga nada para entrar.
Sobre Camilla Rocha - Ela é bisneta do povo de Jurema e pesquisadora em saúde ginecológica autônoma e natural. Tem estudos acadêmicos e populares em encontros de raizeiros, benzedeiras e parteiras. Há 15 anos tem dedicado sua vida aos registros de partos humanizados.
Onde: localizado no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.
Quando: Terça-feira, dia 05
Horário: 8h
Acesso: Gratuito
0 Comentários