Mostra no Hotel Grand Mercure de Boa Viagem destaca a importância do folguedo e a luta pela sua preservação
Imagens: Pinturas de Ivan Marinho/Divulgação
Da redação
A Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (SOBAC), um dos mais importantes Patrimônios Vivos de Pernambuco, é o tema de uma exposição em cartaz no Hotel Grand Mercure de Boa Viagem, em Recife. A mostra, que teve início no dia 7 de março e segue até 22 de março de 2024, reúne vídeos, fotografias e pinturas que contam a história da SOBAC, o primeiro grupo de bacamarteiros operários surgido no Cabo de Santo Agostinho na década de 1960.
A SOBAC tornou-se referência no bacamartismo pernambucano por suas releituras do folguedo e pelo trabalho junto aos poderes públicos para a salvaguarda legal dessa manifestação cultural sesquicentenária. A exposição é uma oportunidade para conhecer a história da SOBAC, sua importância para a cultura pernambucana e o trabalho que vem sendo realizado para garantir a preservação dessa cultura.
A mostra reúne vídeos, fotografias e pinturas do Marechal de Bacamarteiros Ivan Marinho e de seu filho Gabriel Marinho, ambos representantes ativos da SOBAC. Gabriel, estudante de Comunicação Social, é responsável pela identidade visual do grupo desde a adolescência.
Biografia
Mestre Ivan Marinho de Barros Filho, nascido em Maceió, Alagoas, é graduado em Educação Física pela UFPE e especializou-se em Economia da Cultura pela UFRGS. Reconhecido com prêmios em diversas áreas, incluindo Artes Plásticas, literatura e cultura popular, Ivan recebeu títulos de Cidadão Honorífico de Pernambuco e de Cidadão Cabense, além do reconhecimento como Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade de Pernambuco – UPE.
Serviço:
- Exposição: Trajetória da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo
- Local: Hotel Grand Mercure de Boa Viagem
- Endereço: Av. Boa Viagem, 3400 - Boa Viagem, Recife - PE
- Data: 7 a 22 de março de 2024
- Horário: 9h às 21h
- Entrada gratuita
0 Comentários