Banner da POSTAGEM

Prefeitura do Recife entrega nova sinalização viária na Rua Othon Paraíso, no Torreão

Via da Zona Norte contará com uma das mais de 50 áreas de trânsito calmo implantadas na cidade. Intervenções resultaram em uma redução de até 91% dos sinistros com vítima


Foto: Josenildo Gomes/CTTU

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implanta, a partir desta sexta-feira (15), um novo projeto para requalificar a ciclofaixa da Rua Othon Paraíso, no bairro do Torreão, Zona Norte. A via receberá urbanismo tático com o objetivo de aumentar as áreas de calçadas ao longo do canteiro central, além de reforços na divisão entre a rota ciclável e a pista de rolamento dos veículos motorizados. Essa é uma das mais de 50 áreas de trânsito calmo implantadas na cidade. Intervenções como essas resultaram em uma redução de até 91% dos sinistros com vítima. A intervenção foi estudada junto à Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), por meio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), referência em desenho de vias.

A ciclofaixa na Rua Othon Paraíso tem quatro quilômetros de extensão e passa por locais emblemáticos do bairro de Campo Grande e do Torreão, como a pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Marechal Deodoro. A rota faz conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, que segue até o município de Olinda, e também com a Avenida Norte, em direção ao Centro do Recife. A principal via da ciclofaixa, a Rua Professor Othon Paraíso, receberá um novo desenho viário para abrigar melhor pedestres e ciclistas e ordenar os retornos dos veículos motorizados. O projeto contempla, também, paraciclos com 10 vagas para estacionar as bikes.


Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Na pesquisa que embasou a intervenção, foi identificada uma média de 196 pedestres nas horas pico dos três turnos na rua, sendo que 30% deles caminhavam no leito viário, o que é um grande fator de risco, especialmente porque a velocidade na região estava elevada: 67,7% dos veículos transitavam acima da velocidade da via.  As motocicletas foram as que mais aceleraram: 71,7% estavam acima da velocidade adequada.

“Temos usado as técnicas de redesenhos de vias para induzir a redução de velocidade e favorecendo a segurança de pedestres e ciclistas. Essa medida já surtiu efeito, por exemplo, na Ilha do Leite, que diminuiu em 75% os sinistros de trânsito com vítimas no local. Então, as ações de redesenho; de educação e de fiscalização contribuem para a mudança de comportamentos destacando que o trânsito é feito por todos e para todos, então respeitar o limite de 30 km/h em áreas com muitos pedestres é essencial e reduz em mais de 70% os riscos de morte por atropelamento”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

INICIATIVA SALVA VIDAS - As ações que redesenham as ruas para as pessoas salvam vidas. Prova disso é a análise do número de sinistros de trânsito com vítimas nas regiões em que foram implantadas, como é o caso da Rua José de Alencar, na Ilha do Leite, que reduziu em 91%. Na Rua do Hospício, próximo à Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, a redução foi de 50%. Já no Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40%.

A nova sinalização vai diminuir os conflitos entre carros e motos que realizam o retorno. Além disso, entre o canteiro central e a ciclofaixa, haverá uma ampliação da calçada com uso de urbanismo tático para que pedestres e ciclistas tenham espaços segregados, evitando colisões. Os usuários da mobilidade ativa (ciclistas e pedestres) também terão mais segurança com uso de mobiliário urbano - como jardineiras e balizadores - entre a ciclofaixa e a faixa de rolamento. Dessa maneira, haverá a segregação entre os espaços dos veículos  motorizados e dos não motorizados.

Essas intervenções contam também com mais 31 faixas de pedestres e 1.100 metros quadrados de ampliação de calçadas para as pessoas caminharem na via, assim como quatro lombadas e uma travessia elevada, para atender à demanda da comunidade escolar no local. Esses elementos vão levar a uma readequação da velocidade, evitando que os veículos excedam 30 km/h, que é o indicado para aquela região, já que é uma área escolar, por isso, reúne crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE