Concurso será ampliado para escolas privadas da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Foto: Alice Mafra/ Secom Olinda
A terceira edição do concurso Transitando com Segurança em Olinda, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Mobilidade Urbana, foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (22/03), na Escola Municipal Maria da Glória Advíncula, no bairro do Guadalupe. No concurso, os alunos são divididos em duplas, com exceção da Educação Infantil, quando a participação é de toda a turma. Cada nível educacional desenvolve um trabalho específico dentro do tema proposto: jogo (infantil), cartaz (Fundamental I), rap (Fundamental II) e cordel (EJA e Ensino Médio). A premiação para os pequenos consiste em um passeio pela Região Metropolitana do Recife. Para o Fundamental, será oferecida uma bicicleta para cada aluno vencedor. Os do Ensino Médio e EJA receberão um telefone celular. Os professores orientadores das equipes vencedoras ganharão um tablet.
A participação dos alunos das escolas particulares do município, antes limitada ao Ensino Médio, agora também incluirá trabalhos dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II para todas as quatro categorias, dentro do tema proposto para este ano: “Paz no trânsito começa com você”.
No lançamento, as turmas de primeiro e segundo anos do Fundamental I foram apresentadas às regras de segurança, como os cinco passos para atravessar a faixa de pedestres, o uso incorreto do celular e o perigo de empinar pipas utilizando cerol ou linha chilena. Quando questionados, os pequenos demonstraram estar bem atentos ao que é e o que não é permitido. "Não podemos atravessar a rua olhando o celular", soltou o pequeno Vítor durante a palestra, sendo prontamente corrigido pela coordenadora de Educação para o trânsito, Adriana Prado. "Isso mesmo, quando atravessamos olhando o celular, não prestamos atenção ao sinal nem ao entorno, o que retira nossa atenção."
Para a faixa etária do Ensino Fundamental, foram relembrados os equipamentos de segurança para quem anda de bicicleta. "Quem sabe quais são os equipamentos?", perguntou a palestrante, apontando uma figura. "Capacete, cotoveleira, luvas e joelheira", responderam.
Durante todo o primeiro semestre, equipes de educação no trânsito percorrerão as escolas ministrando palestras e orientações sobre a paz no trânsito. Além de despertar a consciência para a cidadania, os alunos recebem informações para a elaboração dos trabalhos. As inscrições começam em 1º de agosto e vão até 31 de outubro. Uma comissão julgadora formada por integrantes de diversos órgãos da Prefeitura de Olinda e externos, como o Detran, avaliará os projetos. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de novembro.
Podem participar alunos de todas as escolas sediadas em Olinda, sejam municipais, estaduais ou privadas. No ano passado, 103 unidades de ensino foram representadas por mais de 7 mil alunos. A Escola Maria da Glória Advíncula já tem uma conquista. Na primeira edição, venceu na categoria cordel. A unidade tem 292 alunos, entre Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). "A principal importância é conscientizar os alunos sobre o respeito no trânsito, respeito ao pedestre, respeito às leis de trânsito, a visualização e o reconhecimento de placas, que algumas placas, pelo que vi ali, alguns já reconhecem, isso é de suma importância, principalmente para a paz no trânsito", disse a diretora da escola, Alcione Juvenal.
0 Comentários