O encontro terá debates sobre estratégias para recuperação ambiental, combate à desertificação, impulso econômico e elevação da qualidade de vida local
Foto: Autor desconhecido/CC BY-ND
O BNDES e o Consorcio Nordeste realizam nesta quinta-feira, dia 25, em Recife, a partir das 14h, o Seminário “Recaatingar: estratégias de proteção ambiental e inclusão produtiva”. O evento antecipa a celebração do Dia da Caatinga, em 28 de abril, e debate os desafios e políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, participam da abertura do evento por videoconferência.
No seminário, o Consórcio Nordeste e o BNDES irão debater diagnósticos e propostas com MMA, Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Embrapa, ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro) e representantes de governos estaduais, buscando identificar os caminhos para a recuperação ambiental e combate à desertificação que estejam conciliadas com oportunidades de desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida das populações locais.
Estudo realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pelo Cemaden, em 2023, constatou aumento de 52% das áreas semiáridas no país e o surgimento da primeira área árida no Brasil: 5,7 mil km² na divisa de Pernambuco e Bahia. Em Pernambuco, essa área alcança os municípios de Petrolina e Belém de São Francisco.
Serviço
Seminário Recaatingar: Estratégias de Proteção Ambiental e Inclusão Produtiva
- Dia/hora: 25 de abril, a partir das 14h
- Local: Sede do BNDES em Recife, na Rua Padre Carapuceiro, 858, no Centro Empresarial Queiroz Galvão, Torre Cícero Dias, 19º andar.
0 Comentários