Fortalecendo a política social, investindo em programas como o Mães de Pernambuco e o Bom Prato, o Estado consolida seu compromisso com o combate à fome e à vulnerabilidade social
Foto: Miva Filho/Secom
Da redação
O Estado de Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (6), o encontro FNAS pelo Brasil, organizado pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), por meio do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O evento, que se estende até terça-feira (7 de maio), tem como objetivo fortalecer a política social em todo o país, reunindo gestores e profissionais dos municípios pernambucanos para discutir a execução financeira do fundo nacional, estadual e municipal de assistência social.
Destinando recursos com responsabilidade
Para o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, a reunião é crucial para garantir o uso adequado dos recursos destinados à área: "Estamos reunidos para discutir sobre a execução financeira do fundo nacional, estadual e municipal de assistência social, justamente para que este orçamento seja gasto da forma correta. Pernambuco contempla muitas vitórias, com os aumentos significativos nos repasses que a governadora do estado tem feito. E aqui nosso foco é no trabalho técnico com todas as instâncias para melhorar a execução desses recursos na ponta", disse.
Amparo e dignidade para mães em situação de vulnerabilidade
Um dos destaques do evento foi o anúncio do programa Mães de Pernambuco, uma iniciativa do Governo do Estado que irá atender a 100 mil mulheres mães de crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa oferecerá um benefício mensal de R$ 300, ampliando o acesso à renda e promovendo a autonomia das famílias. Atualmente, o programa já conta com mais de 70 mil mulheres beneficiadas, e o primeiro pagamento do novo ciclo será feito no dia 13 de maio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de maio no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br.
Segurança alimentar e combate à fome
Outro programa de destaque é o Bom Prato, uma iniciativa do Governo do Estado que combate a fome e garante a segurança alimentar com a oferta de refeições saudáveis à população em situação de vulnerabilidade social. O Estado já conta com 100 cozinhas comunitárias em funcionamento, oferecendo mais de 440 mil refeições regularmente. O programa representa um compromisso do Governo do Estado com a dignidade e o bem-estar da população mais necessitada.
FNAS pelo Brasil
O diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Jose Arimateia de Oliveira, ressaltou a importância da priorização da política social pelo Estado: "A presença da governadora aqui é muito importante porque demonstra que o SUAS é prioridade na agenda do Governo de Pernambuco. Fico muito feliz porque esta é a primeira vez o FNAS pelo Brasil conta com a presença de uma governadora. E o Ministério do Desenvolvimento está à disposição de todo o time do Estado e todos os municípios pernambucanos, porque é na ponta que a política de Assistência Social se concretiza", afirmou.
O encontro FNAS pelo Brasil em Pernambuco consolida o compromisso do Estado com a política social, fortalecendo programas como o Mães de Pernambuco e o Bom Prato, e garantindo o uso responsável dos recursos públicos para promover o bem-estar da população.
0 Comentários