Banner da POSTAGEM

Cláudio Rabeca lança novo álbum “Abre Caminho” inspirado na sonora da beleza e força no forró de rabeca instrumental

O álbum estará disponível em 1º de julho nas principais plataformas digitais. `Projeto também com um show de lançamento no dia  11 de julho, no Teatro de Santa Isabel


Foto: André Sidarta

O renomado instrumentista e um dos principais expoentes da rabeca no Brasil, Cláudio Rabeca, anuncia o lançamento de seu terceiro álbum solo, "Abre Caminho". O álbum estará disponível a partir de 1º de julho nas principais plataformas digitais e contará ainda com um show de lançamento no dia 11 de julho, no Teatro de Santa Isabel. Este novo trabalho, que contém nove faixas (sete novas composições, uma regravação e um relançamento), é uma intensa celebração ao forró de rabeca instrumental enquanto gênero musical contemporâneo, enriquecido pela tradicional percussão pernambucana, pela força do rock e pelas influências da música do mundo.

Para este novo trabalho, o artista conta também com as participações especiais de Karol Maciel na sanfona, Laís de Assis na viola nordestina, Moema Macêdo no bandolim e Vitória do Pife no pífano. A escolha dessas talentosas musicistas foi pautada na admiração que Cláudio tem pelo trabalho delas e na necessidade de equilibrar a energia do projeto com mais presença feminina. Além disso, "Abre Caminho" traz o virtuoso e criativo violinista Nicolas Krassik, que também assina a direção musical e os arranjos.

¨Abre Caminho¨ trata-se de uma resposta artística à necessidade de Cláudio de expandir seu repertório autoral e deixar sua contribuição para o legado da rabeca na música contemporânea e instrumental. A escolha do nome do álbum, que também dá título à faixa de abertura, reflete o desejo do instrumentista em evocar uma rabeca que combine a profundidade da tradição com a pluralidade da música contemporânea, desbravando novos caminhos para sua carreira e para o instrumento, que ainda batalha por um maior reconhecimento no cenário da música brasileira.

“Este trabalho é uma jornada sonora que convida ao ouvinte a sentir a profundidade, beleza e força do forró de rabeca instrumental, além de ser um projeto de valorização da rabeca no atual cenário da música brasileira, e principalmente no universo da música instrumental” explica o músico, cantor e compositor potiguar radicado em Pernambuco, lugar que escolheu para viver e se dedicar a rabeca.

O repertório abrange diversos ritmos tradicionais do forró, como baião, xote, xaxado e maracatu, todos enriquecidos pela potente percussão pernambucana, mas também pela criatividade contemporânea que aposta no diálogo entre a rabeca e o uso da guitarra e do baixo, uma interlocução entre o nordeste brasileiro e as sonoridades do mundo que traduzem a identidade musical de Cláudio nesse novo projeto, que conta com Guga Amorim e Jr. Teles na percussão, Gabriel Melo na guitarra e Jefferson Cupertino no baixo.

O show de lançamento será realizado no Teatro de Santa Isabel, no Recife, em 11 de julho às XX horas, onde Cláudio Rabeca fará a apresentação ao vivo das faixas do álbum junto a suas participações especiais. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva contarão com o apoio de um tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os ingressos estarão disponíveis na plataforma Sympla, com preços populares de R$ 30 para a entrada inteira e R$ 15 para a meia- entrada.

Já o álbum, que também ganhará uma versão em vinil ainda este ano, ficará disponível a partir de 1º de julho em todas as plataformas de streaming, incluindo Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube, com acesso gratuito. O projeto é coordenado por Cláudio Rabeca Produções, produzido pela Cabocla Produção, e conta com o incentivo da FUNARTE - Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio do edital do Programa Funarte Retomada 2023 - Música.

Sobre Cláudio Rabeca

Músico rabequeiro, cantor, compositor, professor, luthier e produtor musical. Com quatro álbuns gravados, mais de 20 anos de carreira artística e 13 anos de carreira solo, se dedica integralmente à rabeca. E é a partir desse instrumento, do qual também é luthier, que desenvolve o seu processo criativo e baseia seu canto.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE