Banner da POSTAGEM

Exposição fotográfica no Recife celebra reconhecimento das parteiras tradicionais como Patrimônio Cultural do Brasil

Mostra entra em cartaz neste sábado (15), na nova unidade do Compaz Atriz Lêda Alves, no bairro do Pina, Zona Sul da capital pernambucana. A entrada é gratuita


Foto: Juliana Leão

A nova unidade do Compaz Atriz Lêda Alves, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, entra em atividade oficialmente neste sábado (15), com uma importante novidade. O espaço vai sediar uma exposição fotográfica em homenagem ao reconhecimento das parteiras tradicionais como Patrimônio Cultural do Brasil.  Composta por uma coleção de 15 imagens, que capturam a intensidade e a beleza dos partos naturais, a mostra é fruto do trabalho dedicado da fotógrafa pernambucana Camilla Rocha.O ato vai contar com as presenças do prefeito do Recife, João Campos, do Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, e do Secretário de Segurança Cidadã, Gabriel Cavalcante.  A programação é gratuita, e tem início a partir das 11h30. 

Intitulada “Parto Ritual - 10 anos de Estúdio Materne”, a exposição traz à tona, por meio das lentes fotográficas, a emoção e a força do momento do nascimento de um bebê, considerado um instante raro de testemunhar a essência do parto natural. As fotografias buscam revelar, em detalhes, como a dor,  a coragem e o amor, se expressam nas cenas, que foram capturadas em colorido e preto e branco. 

Foto: Juliana Leão

“Tenho muito orgulho de poder apresentar aos recifenses este trabalho fruto dos meus últimos dez anos de pesquisa. Em uma década, tive o prazer de registrar aproximadamente 60 nascimentos de crianças com partos naturais. Este momento, para mim, também é uma oportunidade de celebrar o reconhecimento das parteiras, que, agora, com apoio do Iphan, tiveram suas atividades inscritas no Livro de Registro dos Saberes. Isso é uma vitória de todas nós, mulheres, nordestinas e brasileiras”, comemorou Camilla Rocha, que há 15 anos realizou pesquisa antropológica sobre parto e nascimento. 

A importância do parto natural é um dos temas centrais da exposição. Esse tipo de parto é frequentemente associado a benefícios significativos para a saúde física e emocional da mulher. Estudos indicam que o parto natural pode contribuir para recuperação mais rápida e menor complicações. Além disso, o parto natural empodera  a mulher, permitindo que elas participem ativamente do processo de nascimento e tomem decisões sobre seu corpo e seu filho. 

A mostra fica em cartaz até o dia 15 de julho, ou seja, um mês, oferecendo aos moradores, turistas, pesquisadores e público em geral, uma experiência visual. Impressas em tela Fine Art Canson Museu e emolduradas em  madeira, com dimensões 50 x 75 cm, as fotos trazem legendas explicativas, como instrumento de acessibilidade.  A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita, mas os visitantes são incentivados a contribuir com doações de fraldas e itens de higiene para serem distribuídos para famílias assistidas pelo Compaz do Pina. 

A  exposição “Parto Ritual - 10 anos de Estúdio Materne”, é um projeto itinerante, incentivado pela Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, e Prefeitura do Recife, por meio dos recursos do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC). 

Serviço

O quê: Abertura da exposição fotográfica que celebra o reconhecimento das parteiras tradicionais como Patrimônio Cultural do Brasil 
Onde:  Compaz Atriz Lêda Alves, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife
Quando: Sábado, 15 de junho, às 11h30.
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE