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Participação na OBMEP eleva desempenho escolar, revela pesquisa

Estudo mostra que escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas têm alunos com melhores resultados nas avaliações nacionais


Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Segundo pesquisa divulgada pelo Interdisciplinaridade e Evidência no Debate Educacional (Iede), escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas registram alunos com melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio. O estudo aponta que a nota média na prova de matemática do Enem, considerando todas as instituições nas quais estudantes conquistaram medalhas na OBMEP, foi de 516,1. Já entre aquelas que não participaram ou que não foram premiadas, a média cai para 488,5.

A pesquisa, publicada na última segunda-feira (27), contou com apoio técnico do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade de São Paulo (Lepes/USP) e da B3 Social. Os dados também mostraram que, nas escolas em que pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase, constatou-se que o aprendizado da disciplina não beneficia apenas estudantes que se destacam, mas toda a turma.

“A OBMEP, assim como outras olimpíadas de conhecimento, me conferiram autonomia e confiança no meu próprio conhecimento”, relatou a estudante Gabriely di Folco, 17 anos, recém aprovada no IMPA Tech. Natural de São José dos Campos, a jovem enfatizou que a competição a estimulou a estudar mais e ver o ENEM com outros olhos. “Tirou esse estigma do ENEM como um divisor de águas, que ia mudar toda a minha vida, e ver como mais uma etapa, uma prova como qualquer outra e que poderia me capacitar para seguir os meus sonhos e seguir a matemática e a ciência”.

O estudo também avaliou o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação desde 1990. De acordo com os dados levantados, escolas com alunos que conquistam medalhas na OBMEP registraram no Saeb média de 270,3 pontos para o ensino fundamental e de 288,8 para o ensino médio. Aquelas que não participaram ou não tiveram estudantes premiados apresentaram médias de 240,2 e 269,8, respectivamente.

“Esse estudo do Iede vem confirmar uma tendência que nós já conhecemos de outras análises realizadas anteriormente, segundo a qual a participação ativa da escola na OBMEP acarreta um desempenho diferenciado nas avaliações do Ministério da Educação”, ressaltou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. “A olimpíada é de fato uma iniciativa que já está contribuindo para melhorar o ensino de matemática nas nossas escolas em todos os níveis”, concluiu o gestor.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 para promover o ensino da matemática no Brasil, a competição está na 19ª edição. Este ano, a primeira fase da Olimpíada ocorre nesta terça-feira (4). A prova vai reunir mais de 18 milhões de estudantes. A OBMEP é realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

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