Oferecida pela Prefeitura do Recife, programação celebra o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta pernambucano Hermilo Borba Filho. Até domingo (14), serão apresentados, no teatro que leva o nome do homenageado, no Recife Antigo, mais quatro espetáculos, entre eles o inédito “Noite”, com texto de Ronaldo Correia de Brito
Exposição Luiz Marinho - Teatro Hermilo - Foto: Divulgação
Em homenagem a um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro com raízes fincadas na cultura popular nordestina, está em cartaz na cidade, até o próximo domingo (14), a Semana Hermilo. A programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, começou no último sábado (6), no teatro municipal batizado em homenagem ao autor pernambucano, e ainda apresentará mais quatro espetáculos, até o final da semana, entre eles, o inédito “Noite”, com texto de Ronaldo Correia de Brito.
Após três dias de casa cheia, nos últimos sábado, domingo e segunda (6, 7 e 8), a Semana de celebração a Hermilo, à estética e às temáticas que ele inaugurou no teatro nacional, com seu realismo fantástico de raízes fincadas no solo seco do Nordeste, continua amanhã (10) e na sexta (12), também às 19h, com mais dois espetáculos: “Terreiro Trajetória”, solo de dança dedicado à cultura popular, com coreografia, encenação e produção assinados por João Lira, e o aguardado “Noite”, de Claudio Lira, que divide a produção com a Luz Criativa e terá sessão única, na sexta, às 20h.
Espetáculo Terreiro Trajetória - Foto: Divulgação
Texto de Ronaldo Correia de Brito, “Noite” fará sua estreia na Semana Hermilo, debruçando-se sobre os escombros da memória de duas velhas irmãs, Mariana (Zuleika Ferreira) e Otília (Márcia Cruz), confinadas em um antigo casarão decadente transformado pela própria família em museu. Enquanto as duas se confundem com antiguidades expostas, sua sobrinha (Karinë Ordonio) é o único elo que as liga ao presente. Perto da casa, um casal de namorados se joga na represa. Enquanto caminhões e escavadeiras varam a noite à procura dos corpos, as irmãs reviram os escombros da lembrança, revivendo afetos e refletindo sobre valores, família e amores, para encontrar nas ruínas da memória imagens possíveis de um outro futuro. O espetáculo fará breve temporada, ainda neste mês de julho, no mesmo Teatro Hermilo.
Fechando a programação dedicada ao dramaturgo, filho da cidade e do imaginário de Palmares, os espetáculos “Matilda”, da Subitus Company, da UFPE, e “Baba Yaga”, da Cia de Repertório, apresentam-se no sábado e no domingo, respectivamente, às 19h. Com direção de Neves da Senna, “Matilda” é um musical inspirado no clássico filme, exibido tantas vezes nas tardes da televisão brasileira. Enquanto “Baba Yaga”, estrelado por Sonia Carvalho, com direção de Toni Rodrigues, debruça-se sobre o arquétipo da bruxa mais temida do folclore russo para dissecar a humanidade da vilã célebre em todo o leste europeu.
Exposição - Inaugurada na abertura da Semana Hermilo, está em cartaz também, no Teatro Hermilo, a exposição de longa duração “Luiz Marinho, um resgate do autor que veio da mata”, em homenagem a outro importante dramaturgo pernambucano, autor das peças “Um Sábado em 30” e “Viva o Cordão Encarnado”, membro da Academia Pernambucana de Letras e vencedor do Prêmio Molière de Teatro.
SEMANA HERMILO
De 6 a 14 de julho
No Teatro Hermilo Borba Filho
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Dia 10 (quarta-feira)
16h/19h - Apresentação do espetáculo “Terreiro Trajetória”
Dia 12 (sexta-feira)
20h - Apresentação do espetáculo “Noite”
Dia 13 (sábado)
19h - Apresentação do espetáculo “Matilda”
Dia 14 (domingo)
19h - Apresentação do espetáculo “Baba Yaga”
0 Comentários