Ato acontece domingo, dia 04 de agosto, no Engenho Poço Comprido, em Vicência, na Mata Norte, onde foi palco histórico por dar abrigo a um dos maiores revolucionário que lutou pela liberdade do povo pernambucano durante a Confederação, o religioso Frei Caneca
Foto: Hugo Muniz
Passados 200 anos do episódio histórico da revolução da Confederação do Equador, ocorrido em 1824, em Pernambuco, grupos de cultura popular de matriz africana e indígena, das regiões do estado, realizam, neste primeiro fim de semana de agosto, evento em comemoração ao bicentenário da Confederação. A festa, programada para este domingo (4), será na sede do Pontão de Cultura e Museu Poço Comprido, localizado em Vila Murupé, Zona Rural de Vicência, local que foi palco de muitos diálogos e refúgio do sacerdote, jornalista e revolucionário de 1824, o religioso Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, antes de ser executado no Forte das Cinco Pontas, no Recife.
O ato, em comemoração à bravura das lideranças locais e intelectuais, que lutaram incansavelmente para estabelecer uma república independente, contrários às políticas autoritárias impostas pelo o Imperador Dom Pedro I, naquele ano, será aberto ao público. Na ocasião, o público vai poder prestigiar, gratuitamente, apresentações de várias cidades, como Afogados da Ingazeira, João Alfredo, Buíque, Lagoa de Itaenga, Serra Talhada, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Tacaratu, Águas Belas, Triunfo e Vicência, representadas por grupos indígenas, de maracatu de baque solto, ciranda, coco de roda, entre outros.
Foto: Hugo Muniz
“A memória de Frei Caneca e da Confederação do Equador é uma parte vital da história de Vicência. Reconhecemos o quanto sua participação, juntamente com as pessoas de nossa cidade, influenciaram para que Pernambuco fizesse o levante contra a opressão e a busca por um futuro mais justo e democrático, principalmente, para as pessoas mais pobres da época”, relembrou o pesquisador e historiador e AFAV – A Associação dos Filhos e Amigos de Vicência, Uene Gomes.
Somada à agenda do bicentenário, também está programada a apresentação pública do Comitê de Cultura em Pernambuco, programa que integra o Ministério da Cultura, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura. A festa não para por aí. Moradores, turistas e visitantes vão aproveitar ainda o Festival Celebração da Consciência Negra 2024, que reúne várias atividades dedicadas ao combate ao racismo e ao empoderamento do povo negro.
Serviço
O quê: Bicentenário da Confederação do Equador será celebrado por grupos de cultura popular de Pernambuco
Quando: Domingo, 04 de agosto
Onde: Pontão de Cultura e Museu Poço Comprido, localizado em Vila Murupé, Zona Rural de Vicência, na Mata Norte de Pernambuco
Mais informações: www.instagram.com/comitedecultura_pe
0 Comentários