Banner da POSTAGEM

Orquestra Sinfônica do Recife realiza quatro concertos em agosto, a partir desta quarta-feira

Primeira apresentação será amanhã (14), no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h, com participação de cinco músicos pernambucanos de carreira internacional. Até o fim do mês, serão mais três concertos gratuitos, oferecidos pela Prefeitura do Recife. Ingressos serão distribuídos na internet e na bilheteria do teatro 



OSR - Maestro Lanfranco - Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR

Com quatro apresentações programadas, tem início amanhã (14) a agenda de concertos preparada pela Orquestra Sinfônica do Recife para o mês de agosto. A apresentação começa às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os próximos encontros com o público serão nos dias 15, 27 e 28, no mesmo Teatro de Santa Isabel, sede do conjunto orquestral declarado patrimônio cultural do Recife. Oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o calendário oficial da Orquestra vai de março a dezembro. Os concertos têm acesso gratuito e facultado a todos os públicos da cidade.

No dia de cada apresentação, a distribuição de ingressos inicia, a partir das 10h, no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/. Os ingressos também são distribuídos presencialmente, na bilheteria do Santa Isabel, uma hora antes do início dos concertos.

Para as apresentações desta semana, nos dias 14 e 15, o programa preparado pelo maestro Lanfranco Marceletti Jr. convidará o público a transcender fronteiras, embarcando numa viagem musical, que percorrerá desde a elegante valsa vienense ao clássico jazz americano.

Serão executadas seis peças: “Die Fledermaus Overture”, de J. Strauss; “Concerto para Contrabaixo”, de Vanhal; “Fantasia sobre a ópera Freischütz para flauta e orquestra”, de Taffanel; “Meditation from Thais para violino e orquestra”, de Massenet; “Concerto para Oboé”, de R. Strauss; e “Rhapsody in Blue para piano e orquestra”, de Gershwin.

Os concertos contarão com a participação especial de cinco músicos pernambucanos com consolidadas carreiras nos palcos internacionais: Antonino Tertuliano (contrabaixo), em “ Concerto para Contrabaixo”; James Strauss (flauta), na peça de Taffanel; Clóvis Pereira Filho (violino), em “Meditation from Thais para violino e orquestra”; Isaac Duarte (oboé), na composição assinada por R. Strauss; e Maria Clara Fernandes (piano), em “Rhapsody in Blue para piano e orquestra”.

Para os dias 27 e 28, a Orquestra ensaiará outro repertório.

Sobre as participações especiais:

Antonio Tertuliano - Natural de Recife, iniciou os estudos musicais na Orquestra Criança Cidadã. Depois, já profissional, integrou a Orquestra Sinfônica de Goiânia e participou de festivais como Virtuosi Gravatá e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 2016, graduou-se na BuchmannMehta School of Music, em Insrael, onde dividiu palcos com importantes conjuntos orquestrais do mundo, como: Orquestra de Câmara de Israel, Solistas de Tel Aviv, Orquestra Sinfônica de Jerusalém e Ópera de Israel. Entre 2021 e 2024, assinou contrato temporário com a Orquestra Filarmônica de Israel. Nesta temporada 2024/2025, está na Niederbayerische Philharmonie, na Alemanha.

James Strauss - Vencedor do Prêmio Carl Nielsen em 2024, o músico tem consolidada carreira internacional, atuando como embaixador da paz pelas Nações Unidas e promovendo a música como meio de união e entendimento. Além de suas atividades como artista, James é professor no Centro Superior de Música de Galícia (Espanha) e na Wien Musik Akademie, onde contribui para a formação de novas gerações de músicos. Atualmente baseado em Viena, mantém contrato de exclusividade com a Universal Music e já gravou diversos CDs, que refletem sua abordagem musical inovadora e sensível.

Clóvis Pereira Filho - Filho do maestro e compositor Clóvis Pereira,começou a estudar violino cedo, tornando-se o mais jovem violinista a integrar a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi agraciado com bolsa de estudos do KAAD (Katholischer Akademischer Ausländer-Dienst), em Frankfurt, na Alemanha e fez mestrado na Escola Superior de Música Robert Schumann, em Düsseldorf. Atuou em países como Alemanha, Dinamarca, Israel, Itália, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos, com maestros renomados como Maazel, Blomstedt e Pandula. Como professor, ingressou, em 2005, no curso de Bacharelado do Conservatório de Belém. Depois, em 2013, começou a integrar o corpo docente de violinos da Orquestra Criança Cidadã. Em 2017, no Rio de Janeiro, assumiu o cargo de Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi ainda docente do Ação Social pela Música no Brasil e Diretor Titular da Orquestra Sinfônica Jovem do RJ. Atualmente é violinista Spalla Orquestra Sinfônica Recife.

Isaac Duarte - Oboísta co-solista e corne inglês da Orquestra da Tonhalle de Zurique (Suíça), é natural de Olinda, estudou na Universidade Federal da Paraíba e foi o primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica do Recife, além de professor do Centro de Criatividade Musical de Pernambuco, antes de se aperfeiçoar com Peter Fuchs no Conservatório e Escola Superior de Música de Zurique. Atuou como solista sob a batuta de vários regentes, como David Zinman, Lanfranco Marceletti Jr. e Marek Janowsky. Gravou vários concertos para oboé, como os de W. A. Mozart, J. Haydn, J. Fiala e o “Concerto para violino, oboée orquestra de cordas”, de J. S. Bach, com a Brixi Chamber Orchester of Prague, sob a regência de Christoph Meister. Em parceria com a pianista Mônica S. Kato Duarte, forma o DUoARTE, com quem já gravou dois discos. Participou ainda do corpo docente do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), do Music Alps Orchestra Festival (Seongnam/ Coréia do Sul), do Festival Instrumenta (Oaxaca,/ México), do Oboeweekend“ (Herzberg /Suíça), da Oficina de Música de Curitiba (PR), do Festival de Inverno de Tatuí (SP), além de ministrar cursos de oboé no Nordeste do Brasil.

Maria Clara Fernandes - Iniciou seus estudos de piano no Conservatório Pernambucano de Música e posteriormente, na Universidade Federal de Pernambuco. Ao concluir o bacharelado em piano, seguiu para a Áustria, onde estudou na Escola Superior de Música de Viena. No Conservatorio de Música de Viena, formou-se no curso de Pedagogia em Piano. No Brasil e em Viena, foi vencedora de diversos concursos, tendo sido eleita "Melhor intérprete de Música brasileira" e conquistado a segunda colocação no “Concurso de Música do século XX e composições austríacas escritas após 1945". Já se apresentou em diversas cidades do Brasil, como também nos Estados Unidos, Jordânia e em diversos países europeus: Áustria, Itália, Hungria, Suíça e Alemanha. Também já se apresentou em Garanhuns e pisou várias vezes nos palcos do Recife. Sua primeira aparição com a Orquestra Sinfônica do Recife foi aos 11 anos.

Serviço

Temporada 2024 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: 14 e 15, 27 e 28 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: ingressos distribuídos na internet e na bilheteria do teatro

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE