Projeto pernambucano destaca-se no ranking de inovação
Foto: Divulgação
Da redação
O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” foi recentemente reconhecido com o prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Boas Práticas. O anúncio foi feito durante o XIII Congresso Consad em Gestão Pública, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, em Brasília. Este reconhecimento reflete os esforços contínuos do estado para promover práticas sustentáveis e inovadoras na gestão de resíduos sólidos.
Erradicação dos lixões
A premiação levou em consideração as práticas adotadas pela administração estadual para eliminar os lixões a céu aberto. Desde 2014, Pernambuco aumentou o percentual de destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos de 16% para 100% em março de 2023. Este avanço foi possível graças à colaboração entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Fechamento dos últimos lixões
No primeiro trimestre de 2023, a Semas, em parceria com outras instituições, concluiu o fechamento dos 20 lixões restantes no estado. Este marco representa um feito inédito para a região Norte/Nordeste do Brasil. Ana Luíza Ferreira, titular da Semas, destacou que a premiação é um símbolo da eficácia do trabalho conjunto entre as instituições e da dedicação dos servidores públicos de Pernambuco.
Impactos e Próximos Passos
Atualmente, todos os 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha destinam seus resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados. Existem 23 aterros em operação regular e 11 projetos de aterros em processo de licenciamento ambiental pela CPRH. Além disso, outras iniciativas, como o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (Permeie), estão sendo desenvolvidas para promover novas ações socioambientais no estado.
Reconhecimento Nacional
Durante o evento, o Centro de Liderança Pública (CLP) também lançou o ranking de Competitividade dos Estados, no qual Pernambuco permanece entre os 10 melhores do Brasil no pilar da inovação. Este reconhecimento destaca o potencial do estado nas áreas de pesquisa científica e bolsas de mestrado e doutorado, reforçando a importância da inovação para o desenvolvimento sustentável.
0 Comentários