A capital pernambucana é uma das 20 beneficiadas pela iniciativa do Governo Federal
Compaz Dom Hélder Câmara - Foto: Marcos Pastich/Prefeitura do Recife
Acesso a informações, políticas públicas, formações e oficinas será garantido aos jovens da cidade dentro do Compaz Dom Hélder Câmara
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude do Recife, conquistou um aporte de até R$ 500 mil para a implementação do Programa Estação Juventude na cidade. Trata-se de uma estratégia da Secretaria Nacional de Juventude para, em conjunto com estados e municípios, potencializar o acesso a tecnologias sociais, promovendo e garantindo os direitos dos jovens. No caso da capital pernambucana, a Estação Juventude vai funcionar no Compaz Dom Hélder Câmara, Joana Bezerra, e deve iniciar a sua implementação ainda no primeiro semestre de 2025. A informação, com o nome do Recife e de outras 21 cidades do país contempladas, foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União do último dia 12 de agosto.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos às políticas, programas e ações que garantam seus direitos de cidadania e promovam sua inclusão e participação social; estabelecer redes de apoio para a emancipação da juventude, focando especialmente nos jovens vulneráveis e oferecer tecnologia social através de formações e oficinas que promovam autonomia e fortaleçam conexões sociais. Além disso, a ideia é também implementar um Laboratório de Juventude Criativa para potencializar iniciativas culturais e da Economia Criativa entre as juventudes.
Compaz Dom Hélder Câmara - Foto: Marcos Pastich/Prefeitura do Recife
“Agosto é conhecido como o mês das juventudes, dado o dia 12 de agosto, que é o Dia Internacional da Juventude. E, no Recife, nós vamos ter motivos de sobra para celebrar essa data, porque a cidade foi uma das 22 selecionadas para receber um aporte de até meio milhão de reais do governo federal para implantar o Estação Juventude. É um equipamento super importante, que serve como referência para aproximar os jovens do território aos serviços-chave da Prefeitura do Recife, como os da área da educação, qualificação profissional, emprego e renda e empreendedorismo”, explicou o Secretário Executivo da Juventude, Marcone Ribeiro. “Essa é a oportunidade que a gente tem de aproximar os jovens desse território às políticas públicas. Então estamos muito felizes com essa conquista, é um trabalho coletivo que a gente teve que fazer junto com outras secretarias para fortalecer a jornada dos jovens no Recife”, concluiu.
O projeto visa beneficiar residentes das áreas vulneráveis próximas ao Compaz, com foco nos jovens de 15 a 29 anos cadastrados no CADÚNICO e/ou com renda inferior a um salário mínimo. Ademais, serão priorizados jovens afrodescendentes, jovens em situação de conflito com a lei, mães jovens solo, jovens LGBTQIAPN+ e jovens com deficiência.
“Uma das principais missões do Compaz é criar oportunidades para os jovens do Recife, é devolver para eles a capacidade de sonhar. A chegada de uma Estação Juventude no Compaz Dom Hélder Câmara é um presente, que vai contribuir com o pleno desenvolvimento do potencial desse público da Ilha Joana Bezerra e do entorno. Agradecemos ao presidente Lula e sua equipe, e nos colocamos à disposição para avançar em parcerias como essa, fundamentais para pavimentar o futuro que desejamos, com paz e justiça social para todos”, destacou o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Gabriel Cavalcante.
As atividades a serem desenvolvidas pela Estação Juventude na cidade são:
- Central de Informações Estação Juventude
Uma Central de Informações para Juventudes sobre os serviços/ programas da Prefeitura do Recife, do Estado e do Governo Federal oferecidos aos jovens e realizar encaminhamentos de acordo com suas necessidades e momento de vida, utilizando um sistema de monitoramento do ciclo de vida dos jovens atendidos.
- Oficinas de Trajetórias
Serão desenvolvidas oficinas de projetos de vida para apoiar a reconstrução das trajetórias de jovens nas dimensões de inclusão, autonomia e participação em diálogo.
- Fortalecimento da Rede de Emancipação Territorial
Haverá a construção de uma rede de gestores e atores sociais estratégicos no território para apoiar e promover trajetórias de inclusão, autonomia e participação dos jovens por meio de parcerias e encaminhamentos, visando garantir efetivamente os direitos juvenis.
- Realização da Ação Específica Local
Oficinas de dança e economia criativa vão ser desenvolvidas, a partir de demandas específicas para responder a questões e potencialidades locais das juventudes.
- Implementação de Laboratório de Juventude Criativa
Um laboratório de experimentação e inovação dedicado ao desenvolvimento dos jovens e à melhoria da qualidade de vida na comunidade, por meio de projetos e cursos focados na economia criativa, será implementado. O objetivo é fortalecer a autonomia dos jovens por meio do acesso ao conhecimento, educação, emprego, cultura e tecnologia.
0 Comentários