Banner da POSTAGEM

Festival gastronômico de terreiro agita a cidade Patrimônio Cultural de Olinda

Evento reúne representação de 07 comunidades afro, além de exposição fotográfica, apresentação cultural e degustação de alimentos, gratuitamente. A programação acontece domingo, dia 29 de setembro, a partir das 16h


Foto: Andrea Rêgo Barros

Olinda, cidade-irmã do Recife, com suas ruas de pedras e casarios coloniais, guarda uma história que vai além da arquitetura. Reconhecida como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco, a cidade também é território de resistência e celebração da cultura afro-brasileira. E no próximo domingo, dia 29 de setembro, esse elo entre passado e presente, tradição e modernidade, se fortalece com o Festival Cena Brasil: celebrando a cultura e a gastronomia de terreiro. Em um dos pontos históricos mais importantes, o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Largo do Varadouro,  moradores, turistas e visitantes vão poder experimentar o sabor ancestral das cozinhas dos terreiros olindenses, onde a gastronomia é um reflexo de fé, da identidade e da espiritualidade afrodescentes. O pontapé da programação tem início às 16h, com entrada gratuita para o público. 

O evento vai proporcionar uma verdadeira viagem gastronômica, com degustação gratuita de pratos que representam séculos de história. Para o almoço ou jantar, os visitantes poderão experimentar delícias como o aromático acarajé de Iansã, frito no azeite de dendê e servido com vatapá e camarão seco, e o tradicional omolocum de Xangô, que combina o feijão-fradinho com o intenso sabor do azeite. Outro destaque é o ebô, uma receita simples e carregada de significado, feita à base de milho branco, oferecida a Oxalá e que remete à pureza e renovação.  A experiência continua com o caruru de Xangô, preparado com quiabo, dendê e tempero ricos, e o saboroso munguzá salgado de Ogum, à base de milho e carne, um prato forte e saboroso. Para encerrar, os visitantes poderão se deliciar com o doce quindim de Iemanjá, uma combinação perfeita de coco, açúcar e gema de ovo, que derrete na boca, trazendo à tona a doçura e a energia das águas. 

O festival contará com a participação de 07 terreiros, cada um deles, com suas receitas e dois pratos ancestrais postos para apreciação de visitantes da feira, gratuitamente. São eles: Ilê Ase Kiobambo Osun Alade, Babalorixá Cleyton Gouveia t’ Osun, Ilê Cultural Axé Oyá Egum, Babalorixá Ivon T’Oyá Egun, Ylê Asé Ayrá Adjaosi, Ialorixá Eliane de Oya Onira, Ilê Axé Oba Ogodô, Pai Brivaldo de Xangô, Ilê Asé Ofaronmin, Ademir Soares t’ Logun Ede, Nação Xambá, Babalorixá Pai Ivo de Oxum, Ilê Axé Iyá Omô Sàgbà e Ialorixá Nevinha Omô Sàgbà. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pela Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Integrando o circuito do Festival Cena Brasil, haverá, ainda, no mesmo local, a Exposição  Fotográfica Orixás do Brasil. Apresentando um conjunto de 16 peças, a  proposta é preservar e reforçar memórias e saberes individuais e coletivos, ou seja, a ligação entre o homem e as divindades. A mostra, que fica em cartaz temporariamente, conta com recursos de  QR-Code,  no qual é possível acessar e ouvir a audiodescrição de cada obra. A estratégia da ferramenta é promover  acessibilidade e estimular o consumo cultural da montagem por todos os públicos. Além disso, será realizado um espetáculo cultural da santeria do Afoxé Oxum Pandá, terceiro grupo mais antigo do Estado, no Teatro Fernando Santa Cruz. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos  a partir das 17h no guichê do teatro. 

“O festival celebra a culinária dos terreiros como uma forma de resistência e valorização da cultura afro-brasileira. Cada prato traz a história dos nossos ancestrais, conectando tradição e espiritualidade. Queremos mostrar que a gastronomia é um caminho importante para fortalecer nossa identidade e combater o preconceito” explica Viviane Alves, uma das produtoras-executivas do evento.

Para o produtor cultural e organizador do evento, Edilton  Euclides, o sabor que as pessoas vão experimentar dentro do festival carrega muito mais do que tempero, carrega a nossa história. "Com a comida de terreiro, resgatamos memórias e fortalecemos a identidade afro-brasileira. O festival destaca o papel essencial dos terreiros como espaços culturais, ao mesmo tempo em que reforça a importância do respeito e da luta contra a intolerância ", pontuou.

O Festival CENA BRASIL surgiu em 2003, dentro das atividades carnavalescas de Olinda, como uma iniciativa cultural para apresentar os novos talentos musicais autorais do estado. Em 2019,  foi elevado ao Calendário Oficial Cultural do Estado, por meio da Lei Estadual nº 16.423.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral:  OSCIP Diálogos
Produção-Executiva: Edilton  Euclides - Viviane Alves
Assistente de Produção:  Gabriel  A. Gamboa
Coordenação da Exposição: Vinicius Alexandre
Curadoria: Pai Cleyton
Assessor de Imprensa: Salatiel Cícero
Designer Gráfico : Vanessa Silva
Comunicação social: Viviane Alves

Serviço

O quê: Festival gastronômico de terreiro agita a cidade Patrimônio Cultural de Olinda 
Onde: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Largo do Varadouro, SN, bairro do Varadouro, Olinda.
Dia: Domingo, dia 29 de Setembro
Horário: 16h (exposição gastronômica e de imagens dos orixás)
19h (apresentação artística do Afoxé Oxum Pandá)
Ingresso:
Gratuito 
(Retirada do ingresso a partir das 17h no guichê do Teatro Santa Cruz, localizado dentro do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa 

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE