O IEM está implementando o jogo Educa Money, para crianças de 7 a 10 anos, com atividades no Complexo Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE)
Explicando o jogo (Jamison Medeiros / IEM)
O Instituto Etiene Medeiros (IEM) está iniciando um novo projeto pedagógico junto a seus alunos. É a implementação do jogo Educa Money, para crianças de 7 a 10 anos, visando desenvolver habilidades financeiras e socioemocionais de forma lúdica e interativa. Serão cinco semanas de atividades, uma vez por semana - duração de 30 a 40 minutos -, em turmas de 10 participantes, realizadas antes das aulas regulares do IEM, no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife (PE).
Mais do que um jogo, o Educa Money, desenvolvido pela EducaHUB, é uma ferramenta educacional que vai além dos métodos tradicionais de ensino, integrando inovação tecnológica e pedagógica para criar uma experiência de aprendizado imersiva. A atividade traz o desenvolvimento de competências como: Habilidades Financeiras, Matemática e Lógica, Consumo Consciente, Preparação para o Futuro e Fortalecimento da Cidadania.
Na primeira semana, os alunos contam com uma introdução ao jogo, a explicação das regras, assim como atividades para integração e discussão inicial, ajudando as crianças a se conhecerem e se sentirem confortáveis, começando a jogar e tirando dúvidas. Nas semanas seguintes haverá a continuação das atividades com base no Educa Money: jogo contínuo, discussões e reflexões sobre o aprendizado. Observando e ajudando os alunos, incentivando a refletir sobre o que aprenderam.
“O Educa Money utiliza uma abordagem lúdica onde as crianças interagem com um jogo que simula situações financeiras. Isso torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Elas aplicam conceitos financeiros em um ambiente simulado, permitindo uma aprendizagem prática e contextualizada”, explica Isabely Ramos, educadora de habilidades socioemocionais.
Alinhado à BNCC - O jogo é estruturado para alcançar objetivos específicos relacionados à educação financeira, como gerenciamento de dinheiro e tomada de decisões. Após as atividades, as crianças refletem sobre suas experiências e discutem como o que aprenderam pode ser aplicado na vida real.
Alinhado com várias habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Educa Monwy abrange conceitos matemáticos, estimula a leitura, desenvolve a conscientização sobre alimentação, promove a cidadania e reforça valores socioemocionais importantes, como responsabilidade, empatia e solidariedade.
O IEM tem um total de 200 alunos no Projeto Braçadas Que Transformam (educacional) e 18 no Time Nado Por Tudo (rendimento). Crianças e jovens que participam do projeto contam com atividades educacionais, culturais e esportivas, promovendo o seu desenvolvimento integral: aulas de natação, oficina de habilidades, aulas de diversidade, acompanhamento psicossocial, educação alimentar e nutricional, práticas de meditação e yoga.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social - O IEM une educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
0 Comentários