O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e a Prefeitura de Caruaru firmaram, na tarde da terça-feira (17), um protocolo de intenções para instalação de sede própria da Gerência Regional de Caruaru e Laboratório de Certificação e Análises Têxteis
Foto: Felipe Correira
A unidade, a ser implantada no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), será a segunda do Brasil e a primeira da região Norte/Nordeste.
A instalação do laboratório terá capacidade de avaliar os produtos do Norte e Nordeste, especialmente do Polo Têxtil do Agreste pernambucano, sendo um marco para o fortalecimento da indústria local e regional. A nova estrutura permitirá a verificação das especificações técnicas informadas nas etiquetas de todos os produtos têxteis, a realização de análises e certificações dos produtos, assegurando conformidade com normas técnicas e aumentando a competitividade das mercadorias no mercado interno e externo. Além disso, o laboratório fomentará a inovação, oferecendo suporte técnico e científico às empresas do setor.
Caruaru, que já se destaca por sua produção têxtil e sua posição privilegiada, será ainda mais fortalecida com a chegada do laboratório. Sua proximidade com cidades como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, importantes polos de confecção, torna a região um ponto estratégico para o desenvolvimento do setor têxtil em Pernambuco.
“A instalação do laboratório em Caruaru representa um avanço significativo para a indústria têxtil de Pernambuco. Além de consolidar a região como referência nacional no setor, o laboratório será essencial para garantir a qualidade dos produtos, ampliar o mercado e gerar novas oportunidades de negócios. Estamos criando as bases para um desenvolvimento econômico sustentável e competitivo, afirma Ary Morais, Presidente do Ipem-PE”
Ipem-PE
O Ipem-PE é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo do Estado de Pernambuco. A instituição promove a Infraestrutura da Qualidade fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-PE atua na fiscalização metrológica de instrumentos de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-PE está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta, das 8h às 14h, o e-mail: ouvidoria@ipem.pe.gov.br, e site: www.ipem.pe.gov.br.
0 Comentários