Seminário “Vivas para a Velhice” vai ser realizado pela Prefeitura na próxima quinta-feira (26), no Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE, tratando de temas relacionados à saúde e planejamento
Foto: Inaldo Menezes/Prefeitura do Recife
No 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Para lembrar a data, a Prefeitura do Recife, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vão promover o Seminário “Vivas para a Velhice”, na quinta-feira (26), das 8h às 12h, no Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE. Atividades corporais e discussões sobre a importância dos animais de estimação para a saúde e sobre projetos de vida estão na programação do evento que vai ser gratuito e aberto ao público em geral.
“Comemorar o 1º de outubro é importante exatamente para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, uma vez que a população idosa é a que mais cresce em todo o Brasil. No Recife, ela já representa 17% da sua população, segundo o censo do IBGE de 2022”, explicou a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros. “Esta edição do ‘Vivas para a Velhice’ vai abordar as questões do envelhecimento buscando superar os estereótipos, o preconceito e a discriminação que, infelizmente, grande parte das pessoas idosas ainda vivenciam”, completou.
No primeiro momento, às 8h, os participantes vão usufruir de atividades corporais conduzidas por profissionais de saúde da Academia da Cidade da UFRPE. Em seguida, às 9h, acompanharão a palestra “A importância dos animais de estimação: companhia e responsabilidade” com Lilian Andrade e Antônio Rodrigues. Ela é médica veterinária e tem doutorado em ciência veterinária pela UFRPE. Além disso, é especialista em oncologia veterinária e leciona sobre terapêutica veterinária. Já Rodrigues é terapeuta ocupacional formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em saúde do idoso pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Também é presidente do departamento da gerontologia SBGG-PE, vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer Regional Pernambuco (ABRAZ-PE) e membro da coordenação colegiada do COMDIR.
A partir das 10h, quem estiver no auditório, poderá começar a refletir sobre o seu projeto de vida e dar alguns passos rumo a esse planejamento. É que o tema da segunda palestra do dia é “Projeto de Vida: uma oportunidade para uma vida com sentido”. Ricardo Magalhães é quem fará a apresentação. Além de palestrante, ele é psicólogo, pós-graduado em Gestão de Pessoas e tem formação em coach e leader coach. Também é professor, promove cursos de inteligência emocional e é fundador e diretor da ONG Educavida que atua há oito anos na temática do projeto de vida.
O Seminário “Vivas para a Velhice” é uma realização da Gerência da Pessoa Idosa, que faz parte da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD), em parceria com o COMDIR e com a UFRPE, através do projeto “Universidade de Formação Aberta a Pessoa Idosa”. A iniciativa também contará com apoio da Secretaria de Saúde do Recife. Para mais informações, entre em contato: (81) 3355-8534.
DATA COMEMORATIVA - O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento. No Brasil, em 2003, o 1º de outubro também foi marcado pela promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa.
Confira a programação:
8h - Atividades da Academia da Cidade
9h às 10h - Palestra: A importância dos animais de estimação: companhia e responsabilidade.
10h às 11h30 - Palestra: Projeto de Vida: uma oportunidade para uma vida com sentido
11h30 - Lanche/confraternização
0 Comentários