A ação que acontece na próxima quinta (24), com serviços gratuitos para a população
Foto: Divulgação
O câncer de mama é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser diagnosticados no país cerca de 73 mil novos casos, entre os anos de 2023 e 2025. O Outubro Rosa é uma campanha que traz conscientização sobre a importância de práticas como o autoexame e a mamografia, que são essenciais para o diagnóstico precoce. Devido à seriedade da temática, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) realiza um dia de programação especial voltado para a prestação de serviços de saúde, de autocuidado, além de palestra. A ação é aberta ao público e acontece no campus da instituição, na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, no próximo dia 24 de outubro, quinta-feira, das 9h às 17h. É possível conferir a programação completa no site https://www.unit.br/outubrorosa-pe
Programação
Na Clínica Integrada de Saúde da Unit-PE, das 9h às 12h, haverá ações de aferição de glicemia e pressão arterial, atendimento de enfermagem de prevenção ao câncer de mama, serviços de beleza e bem-estar (incluindo massagem, ventosaterapia e peeling), além de um curso de automaquiagem.
À tarde, das 14h às 17h, continuam os serviços de beleza e bem-estar, atendimento de enfermagem de prevenção ao câncer feminino e aferição de pressão e glicemia. Além disso, às 16h, haverá uma palestra sobre “A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, que vai abordar os fatores de risco, os métodos de detecção e a importância do autocuidado.
“As atividades foram organizadas com papel de instruir a população, contribuindo para redução da mortalidade e um melhor prognóstico no tratamento”, explica a Profª M.a. Ivanacha Carneiro, uma das organizadoras da ação e coordenadora de Suporte Acadêmico da Unit-PE.
Doação de lenços
Também como parte da campanha, a Unit-PE está arrecadando, até o dia 24 de outubro, lenços e hidratantes, que serão doados para o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Segundo Ana Paula Melo, psicopedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Unit-PE, o objetivo dessa ação é ajudar pacientes que não têm acesso a esses produtos com facilidade.
0 Comentários