Integrante da comitiva presidencial, a senadora Teresa Leitão participa nesta terça (1º) da histórica posse de Claudia Sheinbaum, primeira mulher presidenta do México
Foto: Divulgação
A legislação mexicana se adequou para exigir paridade de gênero em todos os poderes a partir de 2019. O resultado foi rápido: atualmente, a Câmara dos Deputados e a Suprema Corte de Justiça da Nação são presididos por mulheres, e o Senado também esteve sob presidência feminina até agosto passado.
Para Teresa Leitão, o exemplo mexicano é uma lição de representatividade política feminina. Como afirmou em artigo na revista Fórum, “A participação paritária das mulheres na política fundamenta e fortalece a democracia. Que o caso de México seja um precedente para o Brasil e demais países do globo e uma mensagem de inspiração para as meninas e mulheres, especialmente, as brasileiras”.
AGENDA
Teresa Leitão cumpre outras agendas oficiais no México, como uma reunião com parlamentares mexicanas, e o Fórum Empresarial Brasil-México, com presença dos presidentes Lula e López Obrador, além de Claudia Sheinbaum.
Após a cerimônia de posse, na terça de manhã, a comitiva retorna ao Brasil. Na quarta-feira, 2, Teresa Leitão chega a Pernambuco e retoma compromissos da reta final da campanha.
0 Comentários