Banner da POSTAGEM

CTTU capacita motoristas de ônibus para respeito à segurança viárias dos ciclistas

Condutores de coletivos vão subir em bicicletas para vivenciar o dia a dia dos ciclistas nas vias. Capacitação faz parte do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito 


Motoristas CTTU ciclista - Foto: Daniel Tavares PCR-76

Para conscientizar sobre a responsabilidade dos veículos maiores em proteger os menores e não motorizados no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciará, nesta terça-feira (19), uma formação para motoristas de transporte público do Recife sobre o respeito aos ciclistas no trânsito. O encontro acontecerá a partir das 8h30 no Compaz Ariano Suassuna. Ao todo, 60 motoristas receberão a capacitação. O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e é organizado em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). 

Durante o encontro, os condutores terão uma aula expositiva sobre noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), focando no respeito aos ciclistas. Não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, além de garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista serão algumas orientações repassadas. “O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando diz que os veículos maiores devem proteger os menores. Então reunimos esses condutores para conscientizar sobre essa responsabilidade com os ciclistas, que é um público que já se consolidou na cidade e merece transitar com segurança”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Durante a formação, haverá a parte prática com os motoristas de ônibus vão subir em uma bicicleta fixa em um ponto, e vão se colocar no lugar dos ciclistas que encontram diariamente no trânsito ônibus, que não respeitando a legislação, não respeitam a distância mínima de 1,5 m, como estabelece o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Confira as principais informações de respeito aos ciclistas: 

  • Manter, no mínimo, 1,5 metro de distância  –  é o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro para que o ciclista possa se movimentar sem o risco de colidir com os veículos motorizados; 
  • Não exceder o limite máximo de velocidade na via – o excesso de velocidade coloca todas as pessoas em risco, mas, no caso de pedestres e ciclistas (usuários mais frágeis) o perigo é maior; 
  • Não estacionar, não parar e, principalmente, não trafegar nas áreas restritas à bicicleta – não importa se a via tem trânsito ou se não tem ciclistas naquele momento, é fundamental que as rotas cicláveis sejam áreas seguras para esse meio de transporte e desrespeitar esses equipamentos coloca vidas em risco. 

ROTAS CICLÁVEIS -  

Atualmente, o Recife possui 196,5 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 700% desde 2013, quando havia 24 km. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. A cidade conta, hoje, com 189,9 km conectados entre a Zona Sul, Oeste, Norte e Centro. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE