Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 13, no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, Zona Rural de Aliança, na Zona da Mata Norte do Estado
Festival Canavial 2024 Paulo Matricó Foto - Foto: Divulgação
Os alunos da Escola Rural Chã de Câmará, localizada na Zona Rural de Aliança, vão participar do ponto de partida da 17ª edição do Festival Canavial nesta sexta-feira, 13. O evento acontece no Ponto de Cultura Estrela de Ouro e apresenta uma programação diversificada, que valoriza a tradição dos ciclos culturais, reafirmando o compromisso com a preservação e a valorização da cultura popular de Pernambuco. O projeto é articulado pelo Movimento Canavial e coordenado pelos produtores Afonso Oliveira, Claudia Lemos e Selene Caetano.
A programação inclui uma mostra de cinema infantil com exibição de filmes que exploram temas de identidade racial, diversidade e empoderamento. Entre os destaques está ‘O Lápis Cor da Pele’ , curta que narra a história de Dudu, um garoto negro que questiona padrões de representatividade ao ser confrontado com a frase da professora sobre "lápis cor da pele". O filme desperta uma reflexão profunda sobre identidade e autoestima.
Dúdú e o Lápis Cor da Pele Foto: Divulgação
Outro destaque é o documentário ‘Parece Comigo’ , que aborda a falta de bonecas negras no mercado brasileiro e as iniciativas de bonequeiras que desafiam a indústria com seu artesanato consciente. A produção também promove debates sobre representatividade e pertencimento desde a infância, trazendo a potência do trabalho criativo e artesanal para a transformação social.
Entre as exibições, haverá rodas de debates entre a equipe pedagógica do projeto com os alunos, estimulando-os a se expressarem e refletirem sobre as experiências e aprendizados proporcionados pelos filmes. Essas conversas são uma oportunidade para os estudantes conectarem os temas vistos na tela com suas próprias vivências, ampliando seu repertório cultural e social. “O debate dá voz às crianças, permitindo que elas partilhem as suas percepções e levem essas reflexões para a vida”, explica Carlita Roberta, que será uma das mediadoras do projeto, que contará ainda com a professora Izabel Farias e a produtora Andréa Lima.
A programação contempla, ainda, o espetáculo Mamulengando Alegria , da Mestra Cida Lopes, que promete encantar os estudantes com a tradição do teatro de bonecos. A apresentação promete encantar os estudantes com histórias que misturam humor, emoção e crítica social, enquanto apresenta os jovens ao rico universo dos mamulengos. O espetáculo busca despertar o interesse pela arte popular, mostrando como os bonecos se tornam portas-vozes de narrativas que dialogam com a cultura nordestina e o cotidiano da comunidade.
Outra ação importante para os estudantes será a oficina de literatura de cordel com o poeta e cordelista Paulo Matricó, da cidade de Tabira, região do Sertão do Pajeú. A atividade apresenta a estrutura poética do cordel, abordando suas origens históricas e os principais autores que ajudaram a consolidar esse gênero literário como um dos pilares da cultura nordestina.
A formação é inspirada no espetáculo Cordel Operístico Lua Alegria , criado por Matricó, que combina elementos da poesia popular e da música. Durante o encontro, os participantes aprenderão de forma prática como criar suas próprias estrofes, explorando temas ligados ao cotidiano, à história local e às tradições culturais.
O Projeto é realizado pelo Ponto de Cultura Estrela de Ouro, Maracatu Estrela de Ouro e Associação Reviva; apoio da Funarte/MinC e Prefeitura de Aliança; Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secult-PE e Governo de Pernambuco.
Serviço:
O quê: Festival Canavial abre programação com mostra de cinema infantil, espetáculo de mamulengo e oficina de cordel para alunos de escola da Mata Norte
Onde: Ponto de Cultura Estrela de Ouro, Aliança, Zona da Mata Norte do Estado.
Quando: Sexta-feira, dia 13 de dezembro.
Horário: 7h30 e às 14h
SEXTA-FEIRA
Atividades educativas
07h30 – Espetáculo Mamulengando Alegria de Mestra Cida Lopes (Glória do Goitá) (exclusivo para escola rural Chã de Camará)
07h30 – Cinema Infantil (exclusivo para escola rural Chã de Camará)
13h – Oficina de Cordel com Paulo Matricó (Tabira)
13h – Cinema Infantil (exclusivo para escola rural Chã de Camará)
0 Comentários