Porto Rico recebe segundo ensaio aberto para Tumaraca - Encontro de Nações
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJwPA1usrZVAYTpj0AyyF7C-aGpfojX8ApQlYfX0cgRdQxTsYXNSXU1mQday_Uh-jg_dxfPksPqNpiEjNF1aa0iB6phmERCS0zCzJQwkS6QQ0Eww74AcMxfVmK_ebmwlAOj3PTdMUzYOsV3nygA9veS5X-J7QzdpDLC3RZXQOiXhAI1QLTyOzzzRiBRGk/s16000-rw/53477685878_fe4aa37ce5_c.jpg)
Foto: Marcos Pastich - PCR Imagem
As prévias gratuitas do Recife continuam a pleno vapor e irão oferecer variadas programações em sua primeira semana. Amanhã, quarta (5), o Maracatu Nação Porto Rico recebe o segundo ensaio para a 22ª edição do Tumaraca, que acontecerá no próximo dia 27 de fevereiro, reunindo 700 batuqueiros de 13 nações, no Marco Zero, para celebrar o sagrado rítmico e percussivo da cultura popular, na abertura do Carnaval do Recife. Os ensaios abertos foram iniciados ontem (3 de fevereiro), no Cambinda Estrela, na Campina do Barreto.
Até o próximo dia 21, serão realizados quatro ensaios por semana: três nas comunidades das nações e um na Rua da Moeda, congraçando todos os maracatus que ensaiaram na respectiva semana. O ensaio do Nação Porto Rico será realizado rua Eurico Vetrúvio, 484, Pina, a partir das 18h, com a participação do diretor artístico da edição 2025 do Tumaraca, Lucas dos Prazeres, e dos diretores criativos Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero, além do Grupo Voz Nagô, criado por Naná Vasconcelos para somar vozes às percussões ancestrais dos maracatus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgynD3k4DX3puazCaCtatPVA2bnnW3YUmettExLjqvThWFSGk16aZ3DCzRc5HCjXIKMo1anz8ATu_MsQ28tVlKnImdXm_PQ9AFrz8xkauB7MgCY9ohyphenhyphen-hH8ef_A_s59nFjkF0GQrmwXkNVAotx9dtWUZMT8rErlGMuWlhas0ZJXPSedUvrypZIx0h0C8p4/s16000-rw/53477685673_f2fe9e8665_c.jpg)
Foto: Marcos Pastich - PCR Imagem
Este ano, 13 nações de maracatu vão se reunir na celebração, tocando juntas sob a direção artística de Lucas dos Prazeres, com direção criativa de Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero. Representando o futuro do maracatu, crianças das 13 nações seguirão de mãos dadas com seus respectivos mestres, que irão à frente do cortejo, no dia 27, abrindo caminho para a cultura recifense e as ancestralidades que a confirmam e sustentam. Na chegada ao Marco Zero, as nações seguirão celebrando juntas as loas e tradições de cada grupo. De um a um, os mestres se revezarão na regência do coro percussivo e coletivo das centenas de tambores, que dobrarão seus baques, em celebração à força da tradição que as nações confirmam juntas.
Em cima do maior palco do Carnaval do Recife, cada mestre fará a regência da loa mais antiga de cada nação, que será cantada pelo Coral Voz Nagô, fundado por Naná. O espetáculo, que renderá homenagens ao Tata Raminho de Oxóssi (in memorian), ao mestre Teté, patrimônio vivo do Recife, e ao mestre Walter, que representam, na atualidade, as mais profundas raízes do maracatu pernambucano.
Juntos, os mais de 700 batuqueiros, suas alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus, farão ainda uma saudação ao mestre Naná Vasconcelos. Somarão-se também à celebração do sagrado e do festivo percussivo recifense e pernambucano as vozes de Lucas dos Prazeres e do poeta, compositor e cantor Chico César, devoto do sagrado das tradições culturais e do Carnaval de rua do Recife, suas resistências, alegrias e belezas ancestrais.
ENSAIOS DO TUMARACA NO RECIFE
Dia 5 (quarta-feira)
Maracatu Porto Rico
Local: Rua Enrico Vitrúvio, 484, Pina (próximo ao Banhista do Pina)
Horário: 17h
Dia 6 (quinta-feira)
Maracatu Estrela Brilhante do Recife
Local: Rua Severino Bernardino Pereira, Alto José do Pinho (próximo ao Caldinho do Biu)
Horário: 17h
Dia 7 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h
Dia 10 (segunda-feira)
Maracatu Raízes de África
Local: Largo da Bomba do Hemetério, na Rua Chã de Alegria (ao lado de Gil do Peixe)
Horário: 17h
Dia 11 (terça-feira)
Maracatu Encanto do Pina
Local: Rua Osvaldo Machado, 504, Pina
Horário: 17h
Dia 12 (quarta-feira)
Maracatu Encanto da Alegria
Local: Largo da Mangabeira (ao lado do Bar do Meninão)
Horário: 17h
Dia 14 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h
Dia 15 (sábado)
Maracatu Estrela Dalva
Local: Rua Pinheiro, 2, Joana Bezerra (em frente ao Compaz Dom Hélder Câmara)
Horário: 17h
Dia 18 (terça-feira)
Maracatu Tupinambá
Local: Rua Erundina de Negreiros, Córrego do Jenipapo (em frente à Loja TMAV)
Horário: 17h
Dia 20 (quinta-feira)
Maracatu Leão da Campina
Local: Rua Empresário Ricardo Brennand, 5, UR 4 - Ibura
Horário: 17h
Dia 21 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h
Dia 26 (quarta-feira)
Ensaio geral do Tumaraca
Local: Marco Zero
Horário: 20h
0 Comentários