Banner da POSTAGEM


Governadora em exercício Priscila Krause destaca potencial da fruticultura irrigada de Pernambuco durante a Fruit Attraction no Brasil

A governadora em exercício Priscila Krause participou, nesta terça-feira (25), em São Paulo, da abertura da segunda edição da Fruit Attraction no Brasil

Foto: Murilo Moser

Maior estado exportador de frutas do país, Pernambuco marca sua segunda participação no evento, reforça seu protagonismo na produção e comercialização de frutas tropicais, com destaque para as frutas do Vale do São Francisco, como manga, uva, melão e goiaba. A feira, que ocorre até quinta-feira (27), é organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX.

"Pernambuco é o maior exportador de frutas do Brasil, e a participação na Fruit Attraction é essencial para conectar produtores e compradores que queiram levar as frutas brasileiras para outros mercados. Conseguimos transformar uma região de aridez, como o São Francisco, em um polo próspero, gerando oportunidades e empregos. Além disso, temos várias políticas em Pernambuco, como o PE Produz e o Sertão Vivo, voltadas para a valorização da agricultura familiar”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

No evento, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) divulga as boas práticas agrícolas sustentáveis adotadas pelos produtores pernambucanos, demonstrando o compromisso do Estado com a qualidade, a segurança dos alimentos e a sustentabilidade. "Tudo isso fortalece a economia local, ao impulsionar ainda mais as exportações de frutas", avaliou o secretário da SDA, Cícero Moraes.

O estande do Governo de Pernambuco está disponível para visitação, localizado nas ruas D e E do evento, e oferece uma ampla representação da produção local e das oportunidades de negócios. “No ano passado, Pernambuco foi o Estado que mais exportou frutas no Brasil, com mais de US$ 307 milhões, enquanto o Brasil exportou cerca de US$ 1,3 bilhões, ou seja, teve quase um quarto de toda a exportação de frutas do país. Isso é muito importante para a nossa economia, gera novos investimentos e empregos”, detalhou o secretário executivo de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Mauricio Laranjeira.

O Porto de Suape, projetando-se cada vez mais como uma alternativa para o escoamento das frutas da região Nordeste, também participa e patrocina da feira. “Estamos trabalhando para inserir o porto na rota do agronegócio, e a feira concentra importantes players comerciais que podem nos ajudar nesse objetivo. Nossa equipe está empenhada em projetos estruturais, como as obras de dragagem. Dessa forma, Suape garante a infraestrutura necessária para que novos empreendimentos se estabeleçam no porto”, pontuou o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcio Guiot.

Por sua vez, o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, enalteceu a importância da presença do Governo do Estado no evento. “Pernambuco é o estado que mais exporta frutas do Brasil, sendo responsável por 24% de toda a fruta exportada no país. A participação do estado em uma feira internacional é fundamental para gerar novos negócios”, declarou.

“Pernambuco tem uma economia diversificada e cheia de oportunidades. Nosso governo trabalha com investimentos massivos em infraestrutura para diminuir custos logísticos e aumentar a competitividade dos produtores pernambucanos”, finalizou o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho.

Também participaram do evento a deputada federal pelo Distrito Federal, Bia Kicis; os secretários de Agricultura de Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Rafael Bueno (representando o governador Ibaneis Rocha); de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola; e o de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Goulart; o analista de Competitividade e coordenador de projetos de Fruticultura do Sebrae Nacional, Victor Rodrigues Ferreira; o diretor de Expansão Internacional da IFEMA MADRID, Jaime Martín; e o CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Macedo.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE