Ação faz parte do Programa de Educação Patrimonial e Cultural e reforça o sentimento de pertencimento e valorização da identidade local, marcando os avanços dos 100 primeiros dias de gestão
Créditos: Alice Mafra/Secom Olinda
Na manhã desta quinta-feira (10), 47 alunos da Escola Rotary, da rede municipal de Olinda, participaram de um passeio educativo pelo Sítio Histórico da cidade, promovido pela Secretaria de Educação.
A iniciativa integra o Programa de Educação Patrimonial e Cultural e tem como objetivo despertar, desde cedo, o sentimento de pertencimento e o cuidado com o patrimônio histórico e cultural do município.
O trajeto começou na frente da Biblioteca Pública Municipal, no Carmo, com os estudantes embarcando no tradicional carro Jardineira.
A primeira parada foi no Mercado da Ribeira, com destino final no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, onde os alunos foram recepcionados pela prefeita Mirella Almeida, que também acompanhou a visita guiada nas dependências do edifício histórico.
Coordenador do Programa de Educação Patrimonial e Cultural, o professor Augusto Ribeiro destacou o papel da iniciativa no fortalecimento da identidade local.
“Hoje estamos fortalecendo o protagonismo dos nossos alunos, dentro da proposta de uma educação inclusiva e conectada com o nosso território. Esse projeto desperta nos estudantes o sentimento de pertencimento e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural de Olinda”, explicou.
A atividade é parte de uma série de ações que estão sendo realizadas com diferentes escolas da rede municipal ao longo do ano.
Por meio do contato direto com a história viva da cidade, os estudantes têm a oportunidade de aprender de forma lúdica e significativa, promovendo não apenas conhecimento, mas também consciência cidadã.
O passeio desta quinta-feira simboliza mais um dos avanços conquistados pela gestão municipal, que em seus 100 primeiros dias vem ampliando o alcance de políticas públicas educacionais voltadas para a valorização da cultura, inclusão e fortalecimento da rede de ensino de Olinda.
0 Comentários