Banner da POSTAGEM


Batucada Feminista ocupa a Estação Ferroviária de Afogados da Ingazeira com roda de diálogos e apresentações culturais

Apresentações culturais Evento é um incentivo da Pnab Afogados da Ingazeira e ocorre na quinta, 24 de abril, com debate "a ocupação e valorização dos espaços públicos como ferramenta de transformação social”; apresentações incluem grupos como Coco Negras e Negros do Leitão 


Batucada Feminista do Sertão do Pajeú : Maria Vitória (percussão), Hubya Ruby (ganzá), Isabella Brito (centro), Luanny Bezerra (microfone) e Paula Magalhães (percussão); Foto: Vitor Ramos @vitorrms e Isabel L. @zabelq

Já tem programa para quinta à noite? A partir das 19h do dia 24 de abril, a antiga Estação Ferroviária de Afogados da Ingazeira-PE se transforma num polo de cultura, arte e representatividades: a Batucada Feminista do Sertão promove o evento gratuito e aberto à população "Batucada Ocupa & Convida", ação integrante da Pnab Afogados da Ingazeira-PE que reúne música, debate, performances e microfone aberto para recitação e arte em geral.

Isabella Lumara, coordenadora do projeto, explica que o principal da ação envolve dois eixos: tentar criar novo fôlego a coletivos locais e regionais e promover uma vitrine para a arte e cultura de Afogados da Ingazeira: "É importante que nesse momento que estamos tendo a oportunidade de realizar ações culturais através de recursos como o da PNAB a gente possa integrar grupos e pessoas que sempre fizeram esses movimentos acontecer de forma completamente independente. Reafirmar a importância do fazer cultural no nosso município como uma ferramenta de transformações para artistas e produtores locais”.

A ação ainda pretende dar voz à segmentos em vulnerabilidade social, como mulheres, Negras e Negros e população LGBTQIAPN+. Apesar dos avanços sociais dos últimos anos, os movimentos da extrema direita e novo fascismo ameaçam a cidadania e direitos civis dessas populações, como cotas e proteção social.

OCUPAR 

O evento ocupa a Antiga Estação Ferroviária de Afogados da Ingazeira a partir das 19h, com roda de debate com artistas locais com o tema “A ocupação e valorização dos espaços públicos como ferramenta de transformação

social”.  Com Carla Drielle que será a mediadora.

Às 20h30 haverá apresentação com o Coco Negras e Negros do Leitão e às 21:30h a apresetação artistica de Paloma Sales e Palhaçaria com a atriz Alessandra Bastos - Palhaça Cuica. Depois são as anfitriãs que ocupam o microfone: será a presentação Batucada Feminista do Sertão do Pajeú. Depois o evento terá discotecagem e microfone aberto até meia noite. 

A ocupação da antiga Estação Ferroviária é um indicador, segundo a Batucada, da necessidade de mais espaços culturais na cidade e da necessidade de mais eventos plurais: a maioria dos espaços artísticos da cidade são privados e com espaço para apresentações artísticas que nem sempre são plurais. No evento "Batucada Ocupa & Convida" a ideia é contrária: unir diferentes segmentos artísticos focando debate e celebração da arte e cultura Pajeuzeira. Dança, música, cultura popular e poesia estarão em destaque na ação.  

Ficha técnica:

Coordenação e produção Executiva: Isabella Lumara
Assistente de produção: Paula Magalhães
Apresentação e apoio de produção: Maria Vitória
Projeto "Batucada Ocupa e Convida"

Programação:

19h - roda de debate com a Batucada e outros artistas locais com tema “A
ocupação e valorização dos espaços públicos como ferramenta de transformação
social”.  Com mediação da artista Carla Drielle
20:30h - Apresentação Coco Negras e Negros do Leitão 
21:30h - Apresentação artística com Paloma Sales
               Palhaçaria com a atriz Alessandra Bastos - Palhaça Cuica
22h 00 - Apresentação da Batucada
22:45h - Microfone Aberto

Gratuito

Local: Antiga Estação Ferroviária 
Quinta-feira, 24 /04/2025

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE