Banner da POSTAGEM


Bora Impactar: Prefeitura do Recife lança plataforma para fortalecer ONGs e incentivar a cultura do bem

Iniciativa inovadora reforça o compromisso com a solidariedade e o impacto social, conectando cidadãos, empresas e organizações para multiplicar oportunidades e transformar vidas em nossa cidade


Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Fazer o bem está ao alcance de todos. Podemos doar nosso tempo, compartilhar conhecimento, oferecer um abraço, uma palavra de apoio. Podemos doar sangue, roupas, alimentos, dinheiro, ou até mesmo aquele móvel que não usamos mais, mas que pode fazer a diferença na vida de alguém. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, lançou nesta terça-feira (08), no Novotel, o Bora Impactar, uma plataforma que conecta quem quer ajudar a quem precisa de apoio, fortalecendo as ONGs e projetos sociais que atuam na cidade. O link é: https://boraimpactar.recife.pe.gov.br/  

“É um prazer estar aqui, podendo ver uma solução pública de tecnologia, possibilitando o encontro de pessoas, instituições e histórias. A gente quer conectar empresas que possam fazer doações, fazer algo de impacto social, com instituições que têm um trabalho na ponta que precisam desse apoio da sociedade civil. A prefeitura se coloca como uma facilitadora disso. Se formos utilizar na linguagem do comércio somos um marketplace, mas a diferença é que não recebemos nada por isso e nem queremos receber. O benefício para a Prefeitura é ver a cidade se conectando vendo as coisas melhorando para todo mundo. Então, uma coisa que eu tenho certeza que une a todos nós aqui é o desejo de ver o Recife dando certo, de ver as pessoas que mais precisam tendo uma oportunidade. Contem comigo e bora impactar”, afirmou o prefeito João Campos, ao comparecer ao evento.

A iniciativa nasceu da necessidade de dar mais visibilidade ao trabalho transformador dessas organizações e de incentivar a solidariedade como parte do cotidiano dos recifenses. Para isso, a Prefeitura realizou um mapeamento das soluções já criadas para o terceiro setor, ouviu as organizações, visitou projetos e buscou entender de que forma poderia contribuir para ampliar o impacto dessas entidades. O resultado é uma plataforma inovadora, que não só facilita doações, mas também capacita ONGs, conecta voluntários e incentiva o engajamento social. 

“No Bora Impactar, cada pessoa pode encontrar uma maneira de fazer a diferença. A plataforma permite doações de sangue, adesão à autorização eletrônica para doação de órgãos, doação financeira e até a destinação de valores através do Imposto de Renda. Quem prefere doar seu tempo pode se cadastrar como voluntário e oferecer habilidades ou apoio em atividades rotineiras das organizações. Há ainda a possibilidade de contribuir doando móveis, eletrodomésticos e utensílios que não têm mais utilidade, mas podem ser preciosos para outra pessoa. O Bora já chega com mais de 40 instituições cadastradas”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.

Mais do que apenas viabilizar doações, o Bora Impactar fortalece as ONGs oferecendo cursos, vídeos e e-books para aprimorar sua gestão e aumentar sua sustentabilidade. A plataforma também contará com uma ferramenta de inteligência artificial que vai auxiliar na criação de projetos para participação em editais, facilitando o acesso a recursos que podem ampliar ainda mais o alcance dessas iniciativas.

Presente no evento, Maykson Assunção, 31 anos, oriundo da comunidade dos Coelhos falou sobre a sua vontade de contribuir por um Recife melhor. “Aos 7 anos, eu me conectei com os serviços e com as atividades do Movimento Pró-Criança. Tive a oportunidade de desenvolver minhas habilidades socioemocionais. Em 2024, pude idealizar um movimento chamado Promover, que visa capacitar jovens para as áreas de logística e produção. Hoje eu vivencio as necessidades da comunidade de outra forma, com outro olhar. Se tornou um propósito social contribuir para a juventude do Recife”, disse ele. 

O projeto contou com a parceria do Centro de Informática da UFPE, que desenvolveu duas ferramentas tecnológicas que integram a plataforma. O trabalho está alinhado ao projeto de extensão universitária “Mecanismos de Inovação Social Aberta através da Extensão Universitária”.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE