Medida faz parte do Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para enfrentamento do período de sazonalidade dos vírus respiratórios
Foto: DIVULGAÇÃO / FUNDAÇÃO MANOEL DA SILVA ALMEIDA (FMSA)
A Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) / Hospital Maria Lucinda dá mais um passo importante para o enfrentamento das doenças respiratórias em crianças. Isso porque, a partir desta terça-feira (1º), o Hospital Ermírio Coutinho, unidade gerenciada pela Organização em Nazaré da Mata, passará a contar com 10 novos leitos de Enfermaria Pediátrica para o tratamento de meninos e meninas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Esta iniciativa integra o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para enfrentar o período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que, no estado, acontece entre os meses de março e agosto. Esse cenário é impulsionado por fatores como clima, alta umidade e maior exposição das crianças a ambientes fechados, o que aumenta o risco de casos graves, internações e óbitos, além de pressionar a demanda por leitos hospitalares.
A medida é fundamental para garantir assistência às crianças da Zona da Mata Norte, uma vez que o Hospital é referência para o atendimento da população da II Regional de Saúde do Estado (II Geres). Além do reforço na infraestrutura, a unidade também terá ampliação na equipe multidisciplinar, com a contratação de mais de 30 profissionais, entre fisioterapeutas, técnicos de Enfermagem, médicos, enfermeiros e outros.
“Tanto a ampliação da equipe assistencial como a abertura dessas enfermarias representam um avanço significativo na nossa capacidade de atendimento pediátrico. Com a chegada do período sazonal das doenças respiratórias, é essencial garantir que as crianças da nossa região tenham acesso rápido e adequado à assistência hospitalar, sem a necessidade de se deslocar para outro município”, destaca a diretora do HEC, Neusa Dias.
AMPLIAÇÃO - Além do reforço no Hospital Ermírio Coutinho, a FMSA também viabilizou, com o apoio da SES-PE, a abertura de 25 leitos de sala vermelha pediátrica em sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob sua gestão: Nova Descoberta, Caxangá, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Engenho Velho, Paulista e Torrões. Esses leitos são equipados com respiradores, monitores multiparamétricos e bombas de infusão, voltados a pacientes em estado grave que aguardam transferência para UTIs.
Na Zona da Mata Sul, o Hospital Regional de Palmares, também gerenciado pela Fundação, ampliou sua capacidade assistencial com a abertura de 10 novos leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal e 16 de enfermaria pediátrica e neonatal. A unidade ainda passou a contar com o reforço de uma equipe multidisciplinar composta por quase 100 profissionais de diversas áreas, contratados para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.
0 Comentários