Banner da POSTAGEM


Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, reforça atendimento pediátrico com novos leitos para doenças respiratórias

Medida faz parte do Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para enfrentamento do período de sazonalidade dos vírus respiratórios 

Foto: DIVULGAÇÃO / FUNDAÇÃO MANOEL DA SILVA ALMEIDA (FMSA)

A Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) / Hospital Maria Lucinda dá mais um passo importante para o enfrentamento das doenças respiratórias em crianças. Isso porque, a partir desta terça-feira (1º), o Hospital Ermírio Coutinho, unidade gerenciada pela Organização em Nazaré da Mata, passará a contar com 10 novos leitos de Enfermaria Pediátrica para o tratamento de meninos e meninas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). 

Esta iniciativa integra o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para enfrentar o período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que, no estado, acontece entre os meses de março e agosto. Esse cenário é impulsionado por fatores como clima, alta umidade e maior exposição das crianças a ambientes fechados, o que aumenta o risco de casos graves, internações e óbitos, além de pressionar a demanda por leitos hospitalares.

A medida é fundamental para garantir assistência às crianças da Zona da Mata Norte, uma vez que o Hospital é referência para o atendimento da população da II Regional de Saúde do Estado (II Geres). Além do reforço na infraestrutura, a unidade também terá ampliação na equipe multidisciplinar, com a contratação de mais de 30 profissionais, entre fisioterapeutas, técnicos de Enfermagem, médicos, enfermeiros e outros.

“Tanto a ampliação da equipe assistencial como a abertura dessas enfermarias representam um avanço significativo na nossa capacidade de atendimento pediátrico. Com a chegada do período sazonal das doenças respiratórias, é essencial garantir que as crianças da nossa região tenham acesso rápido e adequado à assistência hospitalar, sem a necessidade de se deslocar para outro município”, destaca a diretora do HEC, Neusa Dias.

AMPLIAÇÃO - Além do reforço no Hospital Ermírio Coutinho, a FMSA também viabilizou, com o apoio da SES-PE, a abertura de 25 leitos de sala vermelha pediátrica em sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob sua gestão: Nova Descoberta, Caxangá, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Engenho Velho, Paulista e Torrões. Esses leitos são equipados com respiradores, monitores multiparamétricos e bombas de infusão, voltados a pacientes em estado grave que aguardam transferência para UTIs. 

Na Zona da Mata Sul, o Hospital Regional de Palmares, também gerenciado pela Fundação, ampliou sua capacidade assistencial com a abertura de 10 novos leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal e 16 de enfermaria pediátrica e neonatal. A unidade ainda passou a contar com o reforço de uma equipe multidisciplinar composta por quase 100 profissionais de diversas áreas, contratados para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE