Ação da Prefeitura reúne saúde, documentação, acolhimento e oficinas para promover cidadania e reintegração social

Foto: Alice Mafra/Secom Olinda
A Prefeitura de Olinda, em parceria com Organização da Sociedade Civil, realizou na manhã desta sexta-feira (25) o Fórum de Cidadania para a População em Situação de Rua (POP).
A ação contou com a participação de várias secretarias municipais e concentrou uma ampla oferta de serviços essenciais, como atendimento de saúde, regularização documental, apoio psicossocial, oficinas e distribuição de refeições.

Foto: Alice Mafra/Secom Olinda
O encontro também promoveu o debate sobre políticas públicas voltadas à reintegração social de pessoas em situação de rua.
Atendimentos, oficinas e cidadania para além da assistência
O fórum ofereceu acolhimento médico, consultas, encaminhamentos e atualização vacinal, com aplicação de vacinas no local. Um dos destaques foi o serviço de regularização de documentos, com orientações para emissão de carteiras de identidade.
Também houve escuta qualificada e direcionamento para tratamento em casos de dependência química, além da presença do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (CEAM), que atuou com acolhimento e conscientização sobre os serviços voltados ao público feminino.
Com foco em atividades educativas e de geração de vínculos, o evento ofereceu oficinas de artesanato, pintura e confecção com paletes, além de um brechó solidário com doação de roupas para homens e mulheres em situação de rua.
A secretária executiva de assistência social e coordenadora do evento, Rosely Chaves, ressaltou a importância da iniciativa.
“Oferecemos serviços de saúde, acolhimento médico, consulta, encaminhamento para exames e especialista, direcionamento para colocar o cartão de vacinação em dia e serviço de vacinação. O CEAM também esteve presente com seus serviços de acolhimento e conscientização”, explicou.
Ela informou ainda que todos os participantes receberam café da manhã e almoço, como parte do cuidado integral prestado ao longo do evento.
Participação ativa da população e da sociedade civil
José Ailton, representante da população em situação de rua, destacou o esforço de mobilização para o evento e o impacto positivo da ação:
“Houve um trabalho de mobilização das pessoas em situação de rua, e o serviço que está sendo oferecido aqui está sendo muito bom para todos nós”, relatou.
Sávio Delano, do Instituto Arapuá e representante da sociedade civil, reforçou a importância da ação para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população em situação de rua:
“Esta ação é crucial para desenvolver políticas públicas que garantam cidadania, direitos, assistência social, moradia, educação, oportunidades e emprego, permitindo que essas pessoas reconstruam suas vidas com dignidade e respeito”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Olinda e das OSCs com uma atuação intersetorial, que vai além da assistência imediata e busca promover dignidade, direitos e novas possibilidades de vida para a população em situação de rua.
0 Comentários